11 Sep 2017

Quando cuidamos do outro, Deus cuida de todos nós

Ele quer que cuidemos do outro e façamos da nossa vida uma oblação para cuidarmos dos sofrimentos do nosso próximo

“Jesus disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada. Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus” (Lucas 6,10-11).

As atitudes humanas, muitas vezes, são verdadeiros contrastes à atitude divina, à atitude de Deus no meio de nós. O Senhor é Aquele que salva, que liberta e traz para o meio quem está afastado, quem está longe e descriminado, marginalizado e sofrendo, quem está, de fato, passando por tantas situações complicadas e amarradas, as quais deixam a pessoa longe da vida. Deus é Aquele que nos traz à vida, para que esta seja vivida em abundância e plenitude.

Esse homem de mão seca, a quem a Palavra se refere, era um homem que ficava de lado, rejeitado, não era aceito, não era amado nem querido. Jesus o traz para o meio, para o centro do cuidado, da atenção, do amor e da ternura. Muitos que viram a atitude, o cuidado, o amor e a ternura de Jesus para com aquele homem ficaram com raiva d’Ele e planejaram o que poderiam fazer contra Jesus.

Muitas pessoas têm inveja e raiva de quem faz o bem. É uma atitude muito egoísta querermos o bem somente para nós, querermos que o bem chegue somente a nós. É uma atitude muito egoísta não cuidarmos de quem está sofrendo, de quem está afastado e marginalizado, de quem precisa do amor e da ternura.

Coloquemos uma coisa em nosso coração: não somos a pessoa mais sofrida do mundo, não somos a pessoa que mais necessita de atenção no mundo. Há sempre alguém que está sofrendo e passando por situações muito mais complicadas e difíceis nesta vida.

Não podemos querer que o mundo gire em torno de nós. O nosso mundo se torna melhor, menos sofrido, quando sabemos colocar o outro no centro da nossa vida, quando não fazemos de nós o centro do mundo nem o centro da vida. Mas sabemos colocar para dentro, colocar para o meio outros que estão sofrendo, sendo marginalizados e deixados de lado.

Jesus não quer que deixemos ninguém de lado. Ele quer que cuidemos do outro e façamos da nossa vida uma oblação, para cuidarmos dos sofrimentos do nosso próximo. Quando cuidamos do outro, Deus está cuidando de todos nós.

Não sejamos movidos pelo egoísmo, mas pelo amor que faz nova todas as coisas.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.