02 Dec 2018

Preparemos o nosso coração para a vinda do Senhor

A nossa fé cristã, sobretudo, no tempo do Advento, prepara o nosso coração para ter sempre a feliz expectativa da vinda do Senhor

“Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem” (Lucas 21,36).

Esse primeiro domingo do Advento traz aquilo que a Palavra de Deus nos fala sobre os acontecimentos finais da história da humanidade, abalos em toda a estrutura do universo, onde toda a Terra será abalada com tantas situações catastróficas.

Quando ouvimos falar de todas essas coisas, muitas vezes, o medo, o pavor, o receio e a angustia tomam conta do nosso coração. Mas, deve ser o contrário, diante da advertência de tantas coisas trágicas que podem acontecer e estão acontecendo no mundo onde estamos. A nossa cabeça tem de estar erguida, confiante n’Aquele que é o Senhor da nossa vida.

Os sinais de abalos que acontecem no mundo, prefiguram uma proximidade da vinda do Senhor. Isso não quer dizer que o Senhor está vindo amanhã, depois de amanhã, mas que, no breve de Deus, Jesus retornará com poder e glória para salvar e resgatar os seus.

A nossa fé cristã, sobretudo, no tempo do Advento, prepara o nosso coração para ter sempre a feliz expectativa da vinda do Senhor. O Senhor, que já veio na Sua primeira vinda, por isso que celebramos o Natal, o Senhor que vem ao nosso encontro pelos sacramentos, pela vivência da caridade, pelo amor fraterno; e o Senhor que virá na sua vinda gloriosa e definitiva.

Essa expectativa não pode sair da nossa alma e do nosso coração e não pode se transformar numa ansiedade doentia, onde começamos a fantasiar ou criar predisposições que não são verdadeiras. E, é aí que começa aqueles cálculos, as interpretações de textos bíblicos, de acontecimentos, de profecias, essas preocupações não devem tomar conta do nosso coração.

A nossa espera pela vinda do Senhor é uma espera sóbria; é uma espera tranquila e confiante que nos coloca em estado de santidade. Como é que aguardamos a vinda do Senhor? Ficando atentos e orando a todo instante. É a oração que nos mantêm de pé diante do Senhor que veio, que está entre nós e do Senhor que virá. É a oração que nos mantêm no espírito vigilante para não nos perdermos na insensatez da vida, para não nos perdermos na embriaguez, no excesso do comer e com as coisas desse mundo. É a oração que nos mantêm na vigilância constante, para combater o mal e o pecado. É na oração que somos abastecidos e temos forças para ficar de pé diante daquele que virá e diante das circunstâncias trágicas que todos nós enfrentamos na vida.

“Vem, Senhor Jesus. Maranathá”, é o grito do nosso coração, é o clamor da nossa alma na feliz expectativa do Senhor que vem. Nós O aguardamos com o coração vigilante, orante, esperando que Ele venha ao nosso coração.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.