23 Jun 2020

A porta estreita nos leva à vida eterna

“Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a Lei e os Profetas” (Mateus 7,12).

Há três conselhos maravilhosos de Jesus para nós no Evangelho de hoje. O primeiro deles é não perder tempo atirando as coisas boas e santas aos cães, além de pegar as nossas pérolas e atirar aos porcos.

Deixe-me ser claro e direto: não perca tempo com discussões tolas, com conversas vãs, que não levam a nada e só criam animosidades. Não se deixe levar por provocações.

Quem conhece uma verdade se abre para dialogar. Quando a pessoa já vem “armada” e cheia de argumentos, não perca tempo para poder conversar.

Vivemos em tempos difíceis de intolerância e discursos agressivos. Quando qualquer pessoa já usa agressividade, palavrão e ofensa, não perca tempo com essas discussões.

Viva a sua religião, a sua espiritualidade na oração. Ore; e isso basta! Não perca tempo com discussões inúteis, porque nelas não há bênção de Deus. Por mais bem intencionada que seja a discussão, tudo que vem da agressão não vem do coração de Deus.

Por isso, Jesus está dizendo que não podemos dar aos cães e aos porcos. Porque cães são os bravos e os porcos são aqueles que gostam de sujar tudo. Não percamos tempo com essas coisas.

Não trilhemos o caminho onde tudo é fácil e reluz, pois não saberemos enfrentar a vida

O segundo ponto importantíssimo e fundamental é a regra de ouro da vida cristã. Tudo que eu quero que os outros façam a mim, eu vou fazer a eles. Se quero que as pessoas sejam gentis e, muitas vezes, não são, eu vou ser porque tudo que eu queria era receber gentileza, eu queria que as pessoas dessem atenção a mim. Se as pessoas não me dão atenção, não tem problema, eu vou dar atenção a elas. E, “evangelicamente” falando, eu vou dar, porque nunca vou fazer para o outro aquilo que não quero para mim.

Se não quero que falem mal de mim, então não vou falar mal de ninguém. Se não quero que ninguém me prejudique, não vou prejudicar ninguém. Se o outro faz, que pena, porque ele ainda está pequeno na visão do Evangelho, mas não vou perder tempo julgando; vou perder tempo me cuidando para que eu seja realmente coerente com aquilo que acredito.

O terceiro ponto fundamental do Evangelho de hoje é o os caminhos da vida, as portas por onde entramos. Cuidado com as portas muito largas, porque portas largas significam as portas dos prazeres.

Vivemos num mundo e numa sociedade que prioriza ter prazeres. Não é que não temos que ter prazeres, o nosso prazer vem do cumprimento das nossas obrigações e responsabilidades. Quanto é importante sentirmos gosto em cumprirmos as nossas obrigações e responsabilidades.

Não caia na tentação das facilidades onde tudo é fácil, tudo cai de mão beijada. As facilidades, muitas vezes, começam em nossa casa, quando os pais criam filhos acomodados. Quando entro em uma casa e vejo que um filho não aprendeu a dobrar a própria coberta – que tristeza. O menino não sabe nem lavar o prato da comida que comeu ou simplesmente tem a vida fácil, celular na mão, videogame para jogar, se joga no sofá e não está aprendendo o caminho das obrigações e responsabilidades.

Não trilhemos o caminho onde tudo é fácil e reluz, pois não saberemos enfrentar a vida. Por isso, é o caminho da porta estreita, apertado, é esse que leva à vida eterna que nos aguarda, a vida que tem sentido nessa vida.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.