23 Aug 2021

Permitamos que o Evangelho seja o nosso maior tesouro

“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo” (Mateus 13,44).

Conteúdo em áudio:

Hoje, celebramos a Virgem Rosa de Lima, padroeira de toda a América Latina. E nós, povo latino-americano, povo brasileiro, precisamos conhecer mais a história desta virgem que é padroeira do nosso continente. Ela é Rosa de Lima, porque foi ali que nasceu e viveu, e muito jovem ela entrou para a vida religiosa; consagrada, tornou-se uma Terceira Dominicana.

Ela, na verdade, tinha o nome de batismo Isabel, mas era uma jovem tão bela, de uma aparência física tão agradável e tão linda, que logo foi denominada de “Rosa”. Rosa pela virtude, pela beleza, mas seus encantos naturais não foram usados para este mundo para seduzir pessoas, para seduzir corações. Pelo contrário, Rosa reservou toda sua beleza para Deus, ela foi exemplo de uma vida contínua de oração e penitência.

Vivemos no mundo de hoje onde quem não tem beleza quer ter a beleza deste mundo, e quem tem a beleza deste mundo, muitas vezes, usa essa beleza para pretextos carnais, expondo-se nas redes sociais, expondo-se no meio em que estamos de uma forma indecorosa e antievangélica, porque o que temos não é para atrair as pessoas para a mentalidade hedonista da sociedade. O que temos e o que somos é para atrair as pessoas para a beleza do Evangelho.

A verdade é que falar isso para o mundo é “atirar pérolas aos porcos”, porque só quem compreende o coração de Rosa e de tantos jovens, moças, rapazes, homens e mulheres que entregam sua beleza para a beleza maior que é Deus, é quem encontrou este tesouro. Porque o Reino dos Céus é esse tesouro escondido, essa beleza escondida; quem encontra esse tesouro permite que ele brilhe no seu corpo, na sua alma e nas suas atitudes; quem encontra esse tesouro não faz do seu corpo meio de atrair ninguém para si, e depois o sofrimento é muito grande para a pessoa e para aqueles a quem ela atraiu.

O que temos e o que somos é para atrair as pessoas para o Evangelho, para a beleza do Evangelho

Que beleza quando a pessoa atrai a outra pela virtude, quando a pessoa traz o outro para si pelos seus valores! Por isso, deixe que o maior tesouro da sua vida seja o Evangelho. Não deixe que o maior valor da sua vida sejam os valores corporais e materiais, mas sim os valores eternos, as virtudes.

Que você continue brilhando, que você continue atraindo por uma beleza sem igual, a beleza de um rosto, de uma face e de um coração que foi transformado pelo Evangelho.

Rosa não precisou usar as maquiagens, os enfeites deste mundo para se tornar bela. A beleza dela veio da natureza, sobretudo da graça interior que irradiou sua alma, e até hoje ela atrai tantos nesse continente para que continuem apaixonados pelo Evangelho.

Que usemos os dons e talentos que dispomos nesta vida para atrair tantos corações para os valores eternos.

Deus abençoe você!

 

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.