14 May 2022

Permita que Jesus preencha a sua vida com a verdadeira alegria

“Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. E eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena” (João 15,9-11).

“Alegria plena”, quem não quer viver isso? Quem não quer essa alegria plena que nasce do saber-se amado. A origem da alegria plena e a força da alegria plena está nisso: sabermos ser amados por Deus, sabermos ser amados por Nosso Senhor Jesus Cristo. Isso é uma alegria que exorciza o nosso coração contra aquele demônio da sensação de vazio, da sensação de abandono que muitos de nós, muitas vezes, sentimos, e por isso procuramos as falsas alegrias em outras realidades. Mas nunca a encontraremos.

A alegria nasce desse saber ser amado por Deus, por Jesus Cristo, mas de um modo definitivo. Não é um amor periódico, não é um amor que coloca condições “se”, “mas”; é um amor incondicional, é um amor que nos dá a verdadeira alegria, que contém as coisas do Reino de Deus.

Permita que Jesus chegue na sua vida com essa verdadeira alegria, essa alegria que traz os valores e as coisas do Reino dos Céus

Você pode até se perguntar: “A minha alegria contém as coisas do Reino de Deus?”. A alegria, por exemplo, que vem de um perdão, perdão que pedi para alguém, perdão que recebi de alguém, perdão que recebi de Deus no sacramento da reconciliação. Essa é a alegria que faz parte da minha vida? A alegria que vem da partida dos meus bens com as pessoas, que me ajuda a viver a caridade, a partilha dos meus bens materiais com os mais necessitados, a alegria que vem de uma vida autêntica e cristã. É essa alegria que está presente no meu coração? São esses elementos do Reino dos Céus que estão presentes na minha alegria? Porque aí posso separar a alegria de uma euforia passageira que não tem consistência.

Mas essa alegria que o Senhor nos concede, que Ele fala no Evangelho, é um dom, mas também é uma escolha, porque Deus vem ao nosso encontro, Cristo vem ao nosso encontro, e Ele nos traz essa alegria, Ele nos traz a possibilidade dessa vida nova, dessa nova forma de ser feliz, mas passa pela resposta a essa vida de Cristo, a posse dessa verdadeira alegria, porque de nada adiantaria o que o Senhor tem a nos oferecer, se não estivéssemos abertos a receber essa alegria que Ele nos dá.

Então, hoje, abra o seu coração, permita que Jesus chegue na sua vida com essa verdadeira alegria, essa alegria que traz os valores e as coisas do Reino dos Céus.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.