19 Jan 2022

Permita que Jesus cure a sua mão seca

“Jesus disse ao homem da mão seca: “Levanta-te e fica aqui no meio!”. E perguntou-lhes: “É permitido no sábado fazer o bem ou fazer o mal? Salvar uma vida ou deixá-la morrer?”. (…) E Jesus disse ao homem: “Estende a mão”. Ele a estendeu e a mão ficou curada” (Marcos 3, 3-5).

A mão seca, meus irmãos, representa o homem na sua incapacidade de dar e de receber. Mas não basta apenas ter uma mão aparentemente sadia para receber e para dar, porque nós podemos dar e receber de uma forma doentia, de uma forma errada. Jesus, com esse gesto, Ele cura o nosso modo de dar e de receber; Ele cura, muitas vezes, na raiz, um problema que nós temos na hora de oferecer o nosso amor ou na hora de receber o amor dos outros. 

A nossa mão ficou doente desde aquela experiência dramática no Éden. Os nossos primeiros pais, Adão e Eva, não souberam receber o dom se ser imagem e semelhança de Deus, eles acabaram roubando, ao invés de acolher o dom. Ao estender a mão para pegar o fruto proibido, eles foram mordidos pela serpente, que os iludiu a respeito do amor de Deus, e suas mãos tornaram-se secas. Adão tornou-se incapaz de amar e ser amado; amor não se rouba; amor se recebe. Os dois achavam que poderiam possuir as coisas, as pessoas e, até mesmo, possuir a Deus. E o resultado foi trágico: nós nos tornamos homens e mulheres de mão seca. 

Curar a mão seca é questão de vida ou de morte; se eu a mantenho aberta, recebendo e doando, eu produzo vida; do contrário, eu produzo morte

A vida em si tem um ciclo: alguém é amado, por isso, ama; recebe, por isso, dá. E todos nós recebemos a vida como um dom! Porém, nós sabemos fazer da nossa vida um dom para os outros? Ou será que manipulo o amor das pessoas? Será que quero comprar o amor do outro, o possuir e fazê-lo igual a mim (do meu jeito, da minha forma de pensar, da minha forma de ver as coisas)?

Amor manipulado é estéril, vazio, seco; é um amor que seleciona a quem se vai amar, exclui a quem não se quer amar; vive em guetos, em grupinhos, em círculos fechados. E quem assim ama não ama com o amor de Cristo. 

Por isso, Jesus começa trazendo aquele homem para o meio, para que todos nós nos identifiquemos com ele, para que eu e você reconheçamos: “Eu sou essa pessoa; eu tenho a mão seca, eu estou incapacitado de amar; eu estou ainda amando de uma forma defeituosa, interesseira”… Você pode identificar na sua vida todos os motivos que levaram a sua mão a esse estado: egoísmo; fechamento; falta de perdão; orgulho; vaidade; ganancia; ódio; vingança; todas essas coisas podem ter tornado a sua mão em mão seca. 

Curar essa mão seca é questão de vida ou de morte; de bem ou de mal. É a forma como se usa a mão, se eu a mantenho aberta, recebendo e doando, eu produzo vida; do contrário, eu produzo morte.

Cristo nos salva do modo doentio com que vivemos o amor; Ele nos faz completos no amor, sabendo receber e sabendo dar! 

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.