04 Apr 2022

Permita que a luz de Cristo ilumine o seu coração

”Naquele tempo, disse Jesus: ‘Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida’. Então, os fariseus disseram: ‘O teu testemunho não vale porque estás dando testemunho de ti mesmo’. Jesus respondeu: ‘Ainda que eu dê testemunho de mim mesmo, o meu testemunho é válido, porque sei de onde venho e para onde vou'” (João 8,12-14).

Forte esta afirmação: “Sei para onde venho e para onde vou”, esse é o testemunho de Jesus que deixa os fariseus e os mestres da Lei totalmente desconcertados. Porque, infelizmente, aqueles homens haviam perdido a consciência de quem eles eram, de onde vinham e para onde iriam. E Jesus quando faz essa afirmação: “Eu sei de onde venho e para onde vou”, nos traz, na verdade, uma grande iluminação para as nossas consciências.

Que bênção se nós chegássemos a esse ponto, de saber de onde nós viemos e para onde nós estamos caminhando, conhecer a proveniência e o destino. Isso definiria certamente o nosso modo de nos comportar no hoje e no agora. Porque sei da minha origem, sei da minha essência e sei a minha meta, sei para onde caminho. Isso diz tudo, isso ajudaria certamente a nossa forma de agir, a nossa forma de nos comportar, a nossa forma de tomar as nossas decisões, tudo teria como base isso.

Quando meditava sobre isso, desejava para mim e também para todos aqueles que agora estão ouvindo essa homilia: que também pudessem dizer isto: “Sei de onde venho e sei para onde vou”.

Algumas pessoas, infelizmente, chegam a essa conclusão só no momento do leito de morte, só no último instante de vida muitas pessoas se encontram definitivamente com a própria verdade. Alguns encontram isso no momento de dor, no momento de uma doença, de uma enfermidade, alguns encontram isso no momento de conversão quando se dão conta de uma vida errada, de um pecado e querem a graça de Deus. Alguns se dão conta disso após um erro ou após uma queda, e aí uma situação que vem à tona deixa essa pessoa totalmente desconcertada e ela realmente toma consciência de onde vem e para onde vai.

Jesus é a luz! E segui-Lo é a garantia de viver também essa experiência, de saber quem nós somos

Quem é que pode nos dar isso? Quem é que pode nos dar essa possibilidade, a de saber de onde viemos e para onde vamos? Jesus Cristo! E Ele se apresenta assim no início do Evangelho que o padre leu: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará nas trevas, mas terá a luz da vida”.

Veja, que forte essa afirmação! Jesus é a luz! E segui-Lo é A garantia de viver também essa experiência, de saber quem nós somos, de onde viemos e para onde caminhamos. Porque a luz de Cristo vai iluminar cada passo da nossa vida, cada realidade da nossa vida terá em Jesus Cristo esse apoio, essa firmeza.

Podemos caminhar, podemos andar na direção certa porque Jesus abriu-nos essa estrada. A partir dessa afirmação de Jesus, que não é só para Ele, é também para todos nós, eu e você também podemos caminhar com segurança. Vamos caminhar em direção à Páscoa do Cristo, vamos caminhar na direção de uma vida nova, vamos caminhar na direção de realidades novas para a nossa vida, um jeito novo de viver.

Cristo nos iluminou, a luz de Cristo entrou nos nossos corações, entrou na nossa vida para nos fazer pessoas totalmente novas. Não deixe essa oportunidade passar, agarre-a hoje. Que, hoje, essa verdade seja impregnada realmente no seu coração com letras de fogo. E que você possa viver ,todos os seus dias, sabendo que veio de Deus e para Ele, um dia, você vai voltar.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.