29 Mar 2022

O seu sofrimento atrai a compaixão de Jesus

“Naquele tempo, houve uma festa dos judeus, e Jesus foi a Jerusalém. Existe em Jerusalém, perto da porta das Ovelhas, uma piscina com cinco pórticos, chamada Betesda em hebraico. Muitos doentes ficavam ali deitados – cegos, coxos e paralíticos . Aí se encontrava um homem, que estava doente havia trinta e oito anos. Jesus viu o homem deitado e sabendo que estava doente há tanto tempo, disse-lhe: ‘Queres ficar curado?’ O doente respondeu: ‘Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água é agitada. Quando estou chegando, outro entra na minha frente’. Jesus disse: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’” (João 5,1-3.5-8).

Jesus gosta dos lugares onde existe a dor humana, Ele tem preferência por lugares onde existe o sofrimento. O sofrimento atrai a compaixão e a misericórdia de Jesus, isso diz muito para nós. Se você está passando por um sofrimento, se está passando por uma situação de dor, seja ela física, emocional, psicológica, Jesus está muito perto de você porque Ele era atraído sempre pelo sofrimento humano, muito diferente de nós que, às vezes, mantemos à distância de segurança, da indiferença em relação aos problemas das pessoas, ao sofrimento das pessoas, e isso o nosso coração precisa tanto se converter. O Senhor se aproxima de quem O invoca, de quem se encontra no meio do sofrimento e da tribulação.

O personagem de hoje está diante, à beira da piscina, esse lugar de graça, onde acontecia um fenômeno muito particular: o anjo do Senhor agitava aquela água e o primeiro que entrasse era agraciado. Era uma espécie de uma loteria, uma “Mega-Sena”, porque era uma única pessoa privilegiada. Agora, podemos mergulhar a nossa vida em Jesus.

Jesus é essa piscina em que o Espírito agita essa água constantemente e podemos mergulhar todos os dias n’Ele, a todo momento da nossa vida; e também receber d’Ele as Suas graças.

Aparece esse homem que há 38 anos estava sofrendo de uma enfermidade. Trinta e oito anos na Palavra de Deus é quase uma geração — 40 anos era uma geração. Veja, esse homem passou praticamente a sua vida inteira experimentando o sofrimento. Uma coisa aqui é interessante: parece que esse homem já havia se identificado com a sua doença. Esse homem já havia, de tal modo, se identificado com a sua doença que foi necessário Jesus fazer uma pergunta. Pare e pense um pouco, alguém sofrendo há 38 anos de uma enfermidade, será que não queria ser curado? É óbvio que essa pessoa queria a cura, mas por que Jesus faz essa pergunta? “Queres ficar curado?”.

Jesus gosta dos lugares onde existe a dor humana, Jesus tem preferência por lugares onde existe o sofrimento

Porque aquele homem já havia sepultado dentro dele o desejo da vida, aquele homem já estava morto em vida porque ele estava imóvel, estava parado na sua enfermidade. E Jesus precisava tocar de novo no desejo daquele homem de viver, Ele precisava ir dentro. Não era só a cura física que aquele homem precisava, mas Jesus precisava curar o interior daquele homem, precisava curar o desejo de vida no coração daquele homem, tanto que ele diz: “Senhor, ninguém me ajuda. Quando a água é agitada, chego sempre atrasado”.

Uma pessoa que está sempre chegando atrasada na vida, que está sempre atrás, e aí Jesus reconhece que aquele homem precisava se mover aqui dentro. É essa cura que Jesus precisa fazer em nós, porque, muitas vezes, nós nos fixamos — com todo respeito — nos fixamos nas curas físicas e nos esquecemos da cura mais importante, que é a cura do coração. Aqui dentro não pode ficar nada paralisado!

Por isso, Jesus diz: “Levanta-te, pega a tua cama e anda”. Alguém que escutou por 38 anos: “Alguém já entrou na piscina”, “Já acabou a graça”, “Já terminou”, agora escuta: “Pega a tua cama e anda, vai para tua casa”, é a salvação que chega na vida desse homem, é a voz de Cristo que chega também na minha vida e na sua vida, dizendo: “Levanta-te, pega a tua cama e anda”.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.