20 Apr 2020

Nascer do Espírito é encontrar a serenidade da alma

“Em verdade, em verdade, te digo, se alguém não nasce da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus” (João 3,5).

Precisamos e queremos entrar no Reino de Deus. Estamos perto, estamos na porta, mas, muitas vezes, não entramos. E por que não entramos? Porque não nascemos da água e do Espírito.

Nascemos e renascemos da água no nosso batismo. Esta foi a graça que o sacramento do batismo nos concedeu: fomos imersos em Jesus; fomos lavados e resgatados. Porém, a graça sacramental que recebemos, a maioria de nós, era criança quando recebeu tamanha graça. Por isso, precisamos ser batizados a cada dia da nossa vida.

Precisamos mergulhar a nossa alma, a nossa cabeça e os nossos pensamentos na água que brota do lado aberto de Jesus. Essa água que lava os nossos pensamentos mais nefastos, essa água que vem purificar o nosso coração dos ressentimentos, das mágoas, dos rancores, dos medos e pavores, porque não estamos envelhecendo na idade, e sim na vaidade, no orgulho e na soberba.

Nascer do Espírito é mergulhar na profundidade da humildade que nos leva para a serenidade

Nicodemos perguntou como um homem idoso poderia nascer de novo. Não importa a idade, é necessário saber que precisamos nascer de novo, nascer em Deus e por Ele. Precisamos ser lavados como uma mãe que pega a criança no colo e a leva para a bacia para dar banho. Precisamos ser lavados na água misericordiosa que brota do coração de Jesus.

Precisamos nascer do Espírito porque o nosso espírito está ficando muito mundano, pensamos como o mundo, trazemos os sentimentos do mundo, temos uma cabeça mundana na forma de falar, de pensar, de agir e de tratarmos uns aos outros.

Nascer do Espírito não é se tornar uma pessoa alienada e fanática. Isso é muito mundano, nos recorda o Papa Francisco; nascer do Espírito é deixar-se ser conduzir por Cristo, é mergulhar na profundidade da humildade que nos leva para a serenidade, para a sobriedade e para a seriedade da vida espiritual.

É preciso nascer do Espírito. E nascer do Espírito não é simplesmente estar orando em línguas o tempo inteiro nem profetizando para lá e para cá sem parar. Nascer do Espírito é encontrar a serenidade da alma e do coração, é encontrar o silêncio interior que, muitas vezes, não temos, pois estamos sempre muito barulhados, bagunçados, divididos e confusos.

Nascer do Espírito é expulsar o que está velho em nós, para que, assim, os sentimentos de Deus renasçam a cada dia no nosso coração.

Deus abençoe você!   

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.