12 May 2022

Ilumine-se com elementos da vida de Cristo

“Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse: ‘Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes’” (João 13,16-17).

Veja, meus irmãos e minhas irmãs, o que Jesus está nos convidando com o Evangelho de hoje: a termos uma justa consideração de nós mesmos. E Ele usa as imagens, que aparecem aqui, do servo e do mensageiro, justamente para nivelar todas as nossas considerações acerca de nós, acerca das pessoas.

Veja o exemplo bonito que Jesus nos dá: não somos nem mais nem menos, mas precisamos ter uma justa consideração daquilo que nós somos. “O servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior do que aquele que o envia”, ou seja, o convite é que cada um seja aquilo para o qual foi chamado a ser.

Eu e você precisamos ser apenas, exclusivamente e unicamente, aquilo para o qual nós fomos chamados a ser, por vocação e por graça de Deus. A imitação de Cristo não significa copiá-Lo porque Cristo não anula ninguém, Ele não nos anula. Quando dizemos que nós nos assemelhamos a Cristo, a nossa “configuração a Cristo”, digamos assim — o que o Espírito Santo faz em nós é essa obra de nos cristificar. Uma palavra mais forte: “cristificar”. Essa imitação de Cristo não é uma cópia porque Jesus não nos anula. Na nossa natureza humana, precisamos viver a imitação de Cristo, mas a imitação de Cristo é no que diz respeito à Sua vitalidade de amar, à Sua força de amar, diz respeito a Sua unidade com o Pai do Céu, diz respeito à originalidade de Jesus.

O Filho de Deus quer que nós busquemos na Sua vida luzes, busquemos na Sua vida os valores

Essa palavra é tão necessária nos tempos de hoje: “originalidade”, pois precisamos colocar para fora e colocar no mundo o dom que Deus nos deu. Cada um de nós tem uma contribuição a dar no mundo em todas as áreas; em todas as dimensões da sociedade humana, cada um de nós tem uma contribuição peculiar para ser dada. Porque a caricatura é tão feia, é tão superficial, e o mundo de hoje é carregado disso, dessas caricaturas, mas o Filho de Deus quer que nós O imitemos nas suas realidades mais profundas e não numa cópia de Jesus. Realmente, o Filho de Deus quer que nós busquemos na vida d’Ele luzes, busquemos os valores para que nós apliquemos isso de uma maneira muito concreta na nossa vida.

Cristo respeitou profundamente a sua encarnação, porque, certamente, há mais de mil anos, Jesus não desceu com o smartphone na mão, certamente Ele poderia ter feito isso porque Ele era Deus, Ele é detentor de toda a sabedoria do mundo, mas Ele não fez isso, Ele respeitou a cultura do seu tempo, a humanidade naquela época, naquele momento. Então, nós também precisamos respeitar isso, respeitar esse elemento de originalidade, para que o mundo onde eu vivo, a realidade onde estou seja iluminada com elementos da vida de Cristo, com valores da vida de Cristo, mas aplicado no hoje e agora da nossa existência.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.