29 Oct 2022

Escolha percorrer o caminho da humildade

“Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: ‘Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar’” (Lucas 14,7-8).

Meus irmãos, Nosso Senhor notou, ali, na casa de um dos chefes dos fariseus, como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Naquele tempo, o Senhor percebeu que, normalmente, escolher o primeiro lugar era um lugar de status, era um lugar nobre.

Nosso Senhor estava ensinando àquele chefe dos fariseus e a todos que estavam ali o caminho da humildade. Não escolher o primeiro lugar, mas escolher o último lugar. Não esperar ser homenageado ou ser honrado, mas deixar Deus ser honrado. E, se Ele quiser, chamará para a frente  — como Ele contou aqui na parábola —, “Olha, escolha o último lugar”. Ninguém briga pelo último lugar, não é minha gente!? Escolha o último lugar porque pode ser que o dono da festa te convide, então, para sentar-se no primeiro lugar, aí sim você será honrado.

Essa parábola que Jesus contava era a respeito dos seus conterrâneos que, infelizmente, estavam escolhendo os primeiros lugares, mas foram chamados para o último lugar, por causa da arrogância, por causa do orgulho. E quem foi convidado para o primeiro lugar? Os humildes, os pobres, aqueles que eram desprezados.

A humildade é, com certeza, o antídoto contra o mal, e também é o caminho para o Céu

Nosso Senhor nos convida a fazer o caminho da humildade, a buscar o último lugar, ou seja, a submissão a Ele. Infelizmente, o arrogante, o orgulhoso não vai herdar o Reino dos Céus. Quem vai herdar o Reino dos Céus? Aquele que viver a humildade, que viver e estiver, ali, no último lugar, porque o último lugar, também para Nosso Senhor, significa — servir.

Não busque o primeiro lugar, busque o último lugar, busque viver a humildade, busque servir. A humildade é, com certeza, o antídoto contra o mal, e também é o caminho para o Céu.

Ensina-nos Santo Agostinho: “Quanto mais o homem se humilha, mais Deus se acerca, descendo até ele. Posto que o homem caiu por orgulho, (Deus) recorreu à humildade para o curar”. Deus, na Sua humildade, rebaixou-Se para curar o homem. E este é o caminho que o homem deve buscar para receber as curas que ele necessita: humilhar-se a exemplo de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Não busquemos a altivez, não busquemos os prêmios deste mundo. Busquemos o último lugar, ninguém briga por ele. Busquemos o último lugar — no sentido de servir. No serviço humilde, está o nosso caminho, está o seu caminho para o Céu.

Abençoe-vos o Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Márcio Prado

Sacerdote da Comunidade Canção Nova.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.