25 Jun 2022

Entregue todas as suas realidades ao coração de Maria

“Naquele tempo, Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas” (Lucas 2,51).

Meus irmãos, que coisas são essas? O padre leu o desfecho do Evangelho de São Lucas, onde narra a perda e o encontro de Jesus no templo. Aquele momento angustiante na vida de Maria e de José, que certamente falam ao nosso coração, serve para nós de lição, serve para que a nossa caminhada com Jesus Cristo seja sempre firme, e nunca percamos Jesus de vista.

Ontem, Coração de Jesus; hoje, Imaculado Coração de Maria. É justamente no coração de Maria onde estão todas essas coisas; tudo que Maria vivenciava, até os momentos de drama, ela conservava no seu coração. Maria não descarta nada, porque ela sabe que até as coisas mais desencontradas — aparentemente — são preciosas, elas são matéria-prima para uma experiência de Deus.

Você também pode fazer essa experiência. Quando você também passar por algum drama, alguma situação difícil, alguma realidade familiar, não descarte isso, transforme em uma experiência de crescimento e amadurecimento.

Eles (Maria e José) perderam Jesus pelo caminho. Estavam com as pessoas naquela caravana de volta para Nazaré, e perderam o Menino Jesus. Esse drama, como eu disse, pode acontecer comigo e com você. Ao longo da nossa caminhada, podemos também perder Jesus de vista, podemos deixar de olhar para Ele, e nós devemos então pensar: “Sou eu que devo seguir Jesus, não é Ele que tem que vir atrás de mim”, “Sou eu que tenho que estar com os olhos fixos n’Ele, atentos n’Ele, à Sua Palavra”, “Sou eu que preciso buscá-Lo constantemente”, “Não posso caminhar sem Jesus Cristo”.

Recorramos ao Imaculado Coração de Maria para que a vontade de Deus se estabeleça em todas as realidades

Maria e José põem-se a procurá-Lo. Essa é uma atitude que também fala ao nosso coração, devemos fazer isso quando acontecer alguns dramas da nossa vida. Procurar Jesus, colocar Jesus no centro da situação, não se desesperar, mas trazê-Lo para que Ele participe conosco das nossas dores.

Aqui no Evangelho, não está demonstrado Maria como uma mulher possessiva, uma mãe possessiva, que sufoca o Seu Filho. Pelo contrário, aqui Maria é muito consciente do seu amor materno; Maria é muito consciente da sua responsabilidade para com Deus, perante Deus, por isso ela traz, no coração, aquela angústia, aquele aperto no coração, porque ela tem consciência do dom precioso que foi colocado nas mãos dela.

Quisera que todo pai e toda mãe tivessem justamente essa consciência: da preciosidade que é cuidar de um filho, a preciosidade que é ter um filho e trazer uma vida ao mundo.

Nessa cultura de descarte que temos por aí, nessa cultura onde parece que ter filho é uma maldição, é um peso, é um gasto, precisamos pedir ao Espírito Santo que suscite no coração de homens e mulheres a capacidade e o desejo, justamente, de serem instrumentos nas mãos de Deus e de educar as nossas crianças para Deus, bem conscientes da vocação que receberam diante do Senhor.

Peçamos, hoje, a intercessão do Imaculado Coração de Maria para todos os pais e mães, por aqueles que querem ter filhos, por aqueles que sonham em ter filhos, para socorrer também aqueles casais que estão em dificuldade para engravidar. Também hoje recorramos ao Imaculado Coração de Maria para que a vontade de Deus se estabeleça em todas essas realidades.

Sobre todos vós, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.