06 Apr 2021

Deus toma conta dos sentimentos do nosso coração

“Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: ‘Eu vi o Senhor!’, e contou o que Jesus lhe tinha dito” (João 20,18).

Quando olhamos o Evangelho de hoje, vemos Maria Madalena do lado de fora do túmulo chorando, e do seu choro ela se inclina para dentro do templo.

O choro de Maria é o nosso choro, é o choro de tantas mulheres, de tantas mães, é o choro da humanidade que chora suas dores, suas perdas, suas frustrações, seus medos e suas angústias; e nós não podemos ter medo de chorar. O choro vem para fora para expressar aquilo que nos faz sofrer.

Quem de nós não sofre? Uns sofrem mais, outros sofrem com uma intensidade tão intensa, que a alma mergulha numa angústia profunda.

Deus, no Seu Filho Jesus vivo e ressuscitado, vem consolar todas as lágrimas dos nossos olhos. Ele vem consolar todas as nossas noites de choro. Temos muitas coisas que nos fazem chorar, mas temos o mais sublime consolo, o consolo que vem do coração de Deus, o consolo que nos diz que nenhuma dor tem a palavra final, nenhuma angústia determina ou aprisiona a nossa vida.

Precisamos abrir o nosso coração para que sejamos iluminados pela presença de Cristo

O que dá sentido a nossa vida é a luz de Deus, e essa luz é viva, essa luz tem nome, essa luz é Jesus, o Cristo vivo e ressuscitado que está no meio de nós. Precisamos abrir o nosso coração, a nossa mente e os nossos sentimentos para que estes sejam iluminados pela presença de Cristo.

É verdade que no meio do choro dessas mulheres, entre elas, sobretudo Maria, os anjos vêm consolar, vêm perguntar por que ela chora, assim como os anjos vêm nos consolar e perguntar por que nós choramos.

Tem hora que o choro, que a dor é maior até do que a nossa fé, e não enxergamos nem quem está ao nosso lado, não enxergamos nem a dimensão mais profunda da nossa existência.

Maria chorava tanto, que não percebeu Jesus ao lado dela. Maria angustiava-se tanto, que não foi capaz de reconhecer que Jesus falava com ela.

Deixemos Deus enxugar as nossas lágrimas, deixemos Deus tomar conta dos sentimentos do nosso coração. Deixemos Deus tomar conta daquilo que nos faz chorar para podermos reconhecer que Ele está no meio de nós, que Ele vive, que Ele é o Senhor e cuida de nós.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.