21 Mar 2022

Deixe a Palavra de Deus transformar o seu coração

Naquele tempo, Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: ‘Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio’” (Lucas 4,24-27).

Veja o relato que Jesus faz na sinagoga em Nazaré. Nazaré demonstra a simplicidade do lugar, a graça cresce na simplicidade. O detalhe aqui geográfico, mostra-nos que também na nossa vida é assim: a graça de Deus age na simplicidade, não importa quem você seja, não importa onde você esteja, onde você viva, mas importa que você se abra à graça de Deus. Quem está com você é o Senhor! E Ele te fará grande a partir do movimento da Sua graça.

A sinagoga, onde Jesus está, é o lugar de aprender a ouvir a Palavra de Deus, a meditar a Palavra de Deus, a assimilar a Palavra de Deus. Não basta só ouvir e meditar, assimilar a Palavra de Deus é tomar posse do que a Palavra está me dizendo e atuar isso na minha vida.

Pergunto-te: “Quando, por exemplo, saio de uma celebração, quando ouço a Palavra de Deus, para você, fica o quê? Desta homilia que dirijo a você, fica o quê? O que fica no seu coração quando você escuta a Palavra de Deus?”. Então, ali, quando Jesus se apresenta na sinagoga, Ele está diante dos Seus conterrâneos que haviam se esquecido de Deus ter atuado, muitas vezes, de forma misteriosa.

Precisamos da adesão do nosso coração à Palavra de Jesus que provoca-nos, que nos faz realmente mudar de vida

Veja, Jesus relata dois fatos: daquela viúva e daqueles leprosos, pessoas que estavam fora do povo eleito de Deus, Ele agiu longe, agiu de uma forma misteriosa; e os conterrâneos de Jesus haviam se esquecido que Ele pode agir da forma como Ele bem quiser.

É um perigo de pensar que: por estarmos próximos de Jesus, por buscarmos Jesus e sermos íntimos d’Ele, a coisa acontece no automático. Não é assim! Precisamos aderir, precisamos da adesão do nosso coração à Palavra de Jesus que provoca-nos, que nos faz realmente mudar de vida. Porém, não podemos limitar a ação de Deus. A ação de Deus é misteriosa e vai muito mais além do que nós podemos imaginar.

Muitas vezes, nos comportamos como os conterrâneos de Jesus: nos esquecemos que Deus tem meios de salvar alguém que nós desconhecemos, e isso brota no nosso coração porque nos afastamos da Palavra d’Ele e não permitimos que essa Palavra produza efeitos nos nossos corações, e aí vamos limitando em tudo a ação de Deus, porque, se não acredito que a ação de Deus aconteça no meu coração, como vou acreditar que a Palavra produz efeitos na vida dos meus irmãos?

Hoje, a voz do Senhor ecoa em nossos ouvidos. Abramos o nosso coração, abramos a nossa vida para que a força dessa Palavra, dessa graça de Deus atue em nós e nos transforme.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.