20 Mar 2020

Busquemos todos os dias o dom da escuta

“Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma , de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes” (Marcos 12,29-31).

Toda a Lei se resume no amor. Quem vive no amor cumpre plenamente a Lei, mas para viver o amor é preciso aprender a vivê-lo, sermos ensinados e formados no amor. Ninguém pode viver a plenitude do amor, se não for em Deus; porque só Ele é amor. Por isso, o primeiro mandamento é ouvir. É necessário escutarmos o Senhor, Nosso Deus.

Quem não escuta o Senhor não pode amá-Lo, porque não aprende a amar. Quem ama obedece, escuta e deixa-se guiar.

Tem uma graça que precisamos buscar a cada dia da nossa vida, que é a graça e o dom da escuta. É a graça e o dom de sairmos de todos os barulhos que inquietam e agitam a nossa vida, para nos colocarmos na presença do Senhor, Nosso Deus; e poder ouvi-Lo de todo o nosso coração. Só assim iremos amá-Lo.

Até temos vontade de amar a Deus, mas não O amamos como deveríamos ou precisamos amá-Lo, porque não sabemos escutá-Lo, não ouvimos Deus como o nosso centro e necessidade.

Não escute a ninguém sem primeiro ouvir a Deus. Não se entregue a nada nem a ninguém, não busque o mundo  nem as coisas sem, primeiro, colocar-se na presença de Deus.

A graça que busco na minha vida pessoal assim que me levanto, é a de me prostrar na presença de Deus, porque já levantamos cheios de nós, cheios de inquietações, perturbações, preocupações, agitações e não oramos e nem ouvimos.

Quem não escuta o Senhor não pode amá-Lo, porque não aprende a amar

É a oração de quem não vai pedir nem buscar nada, vai somente amar, colocar-se na presença de Deus para escutá-Lo e deixá-Lo falar. Amar a Deus é deixar de lado tudo que vem nos roubar, vem ocupar-se de nós e ocupando o lugar que é de Deus.

Amar a Deus não é simplesmente um gesto piedoso ou atos de piedade. Amar a Deus sobre todas as coisas é colocar todas as coisas abaixo de Deus e Ele unicamente acima de tudo e de todos.

Amar a Deus sobre todas as coisas é saber vencer nossa vontade e nossas inclinações. Amar a Deus sobre todas as coisas é deixar até nossas opiniões que parecem certas, as mais importantes e saber calar-se para somente Deus falar.

Quando nos deixarmos guiar por esse amor divino, iremos nos amar, cuidar de nós, da nossa vida e colocaremos a nossa vida no eixo do Senhor, porque nos conheceremos como somos conhecidos por Deus.

É com esse amor que vamos amar uns aos outros. Ninguém consegue amar a si mesmo nem amar na intensidade da verdade o seu irmão, se não ama a Deus de todo o coração.

Deus abençoe você!   

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.