26 May 2022

Amadureça a sua experiência de fé com o Senhor

“Naquele tempo, diziam, pois: ‘O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer’. Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’ Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria’” (João 16,18-20).

Meus irmãos e minhas irmãs, a experiência de fé não significa ter todas as respostas. Ser um homem de fé, ser uma mulher de fé, não quer dizer que nós teremos sempre todas as respostas às nossas inquietudes, às nossas indagações.

Os discípulos que estavam ao lado de Jesus passaram por essa experiência de ter na fé somente a força para enfrentar aquilo que acontecia. E na nossa vida é assim, a experiência de fé, muitas vezes, nós a teremos como uma força para enfrentar aquilo que nos acontece, as nossas tribulações, as nossas dificuldades, sem nem mesmo entender completamente o porquê de tal situação.

Quando vivemos a experiência de fé, somos chamados a nos abandonar assim nas mãos do Senhor. Não sei por que me acontece isso, não sei por que sofro, por que vivo essa situação, mas sei nas mãos de quem depositei a minha confiança.

Jesus nos diz que, o quer que seja, isso nunca será a última palavra. Ele mesmo disse aos Seus discípulos: “Agora, vocês vão chorar, mas esse choro se transformará em alegria”. Então, aquilo que você vive, aquilo que você enfrenta, a situação pela qual você hoje está rezando e intercedendo, ela nunca terá a última palavra.

É claro que todos nós queremos explicações; há momentos em que a única coisa que nós queremos é o bendito “por quê?”. “Por que acontece tal situação?”. Somos assim, mas, nesses momentos, é que nós precisamos confiar no Senhor, confiar que Ele nunca tirará de nós a Sua assistência.

Quando vivemos a experiência de fé, somos chamados a nos abandonar assim nas mãos do Senhor

Porque a Providência Divina é justamente isso, é o modo como Deus encaminha todas as coisas para o nosso bem e para a nossa salvação. E muitas vezes, temos a ideia da Providência Divina só quando Deus nos dá alguma coisa, mas também quando Ele nos tira alguma coisa ou quando não nos dá alguma coisa, aí também se manifesta a Providência Divina, essa sabedoria com a qual Deus rege todas as coisas.

Como o texto bíblico nos disse: o Senhor falou que iria para junto do Pai, e Ele precisaria passar por essa experiência de ausência na vida dos Seus discípulos. Existe uma ausência necessária na vida dos discípulos, uma ausência necessária da explicação dos porquês. Isso é pedagógico, isso nos ensina e nos orienta.

Existe uma necessária distância que nós precisamos ter das nossas seguranças humanas, da maneira como nós conduzimos a nossa vida querendo ter o controle de todas as coisas.

Acolhamos, hoje, a ausência de respostas, a ausência física de alguém (você que esteja passando por uma situação assim), a ausência de seguranças humanas para resolver as nossas situações. Acolha hoje, como uma pedagogia de Deus, para amadurecer o seu coração, para amadurecer a sua experiência de fé e confie na Palavra de Jesus.

Aqueles que estão, hoje, se lamentando vão sorrir, porque a vossa tristeza vai se transformar em alegria. A nossa alegria é confiar em Jesus, a nossa alegria não está nas coisas deste mundo, a nossa alegria é poder confiar inteiramente na assistência do Senhor e Ele nunca nos abandona, é a promessa d’Ele.

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.