07 Jun 2011

A sublime oração de Jesus

Jesus sabia que Sua hora tinha chegado. E, assim sendo, não quer deixar Seus discípulos em debandada, desunidos. Ele, então, apresenta ao Pai a oração mais sublime de unidade na comunhão do amor. O Senhor pede que o Seu Pai revele e exalte a natureza divina do Filho, que é Ele próprio: “Revela a natureza divina do teu Filho a fim de que ele revele a tua natureza gloriosa. Pois tens dado ao Filho autoridade sobre todos os seres humanos para que ele dê a vida eterna a todos os que lhe deste. E a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, que és o único Deus verdadeiro; e conheçam também Jesus Cristo, que enviaste ao mundo”.

Nessa oração, Cristo coloca em destaque – primeiro – a Sua glória conjunta a do Pai. E, ao mesmo tempo, faz-nos saber que a obediência na realização da vontade divina constitui a maior glória de Deus, Seu Pai, na terra. Por isso, terminando a Sua missão diz: “Eu mostrei quem tu és para aqueles que tiraste do mundo e me deste. Eles eram teus, e tu os deste para mim. Eles têm obedecido à tua mensagem e agora sabem que tudo o que me tens dado vem de ti”.

“Eu peço em favor deles. Não peço em favor do mundo, mas por aqueles que me deste, pois são teus. Tudo o que é meu é teu, e tudo o que é teu é meu; e a minha natureza divina se revela por meio daqueles que me deste”. Esta é a preocupação de Jesus: que permaneçamos unidos n’Ele assim como Ele permanece no Pai. Que o “lobo” não nos devore.

Mas você poderia perguntar-me: “Padre, que tipo de lobo?” A resposta é muito simples: o lobo que me pode devorar talvez não seja o mesmo que possa devorá-lo, pois, cada um tem o seu vício, hábito, dificuldade, problema – que é como que um ‘pecado de estimação’ – que não passa de uma ‘pedra no seu sapato’ ou no de sua família, e que vira e mexe nos põe no chão semeando desordem, distúrbio, desunião, confusão, separação, divórcio e assim por diante. É esse o “lobo” do qual Jesus quer nos livrar na oração de hoje ao Seu Pai.

Peçamos ao Espírito Santo a graça de detectarmos as artimanhas desse “lobo” e redescubramos o caminho da copiosa redenção.

Padre Bantu Mendonça

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.