25 Feb 2020

A sabedoria que vem do coração de Deus é a ­do servir

Jesus sentou-Se, chamou os doze e lhes disse: “Se alguém quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e aquele que serve a todos!” (Mc 9,35).

Os discípulos de Jesus estavam discutindo pelo caminho quem era o maior, quem era o mais importante, quem sabia mais, quem tinha razão. A discussão dos discípulos de ontem é também a dos discípulos de hoje, e essa também está na sociedade, pois, todo mundo quer ser maior, quer ser mais importante, quer saber mais. 

O ímpeto do orgulho humano, da nossa soberba nos leva a querer contrapor, nos leva a querer discutir e, acima de tudo, se impor sobre os outros. Então, nascem as tensões, as brigas, os conflitos: dentro de casa, o marido quer saber mais do que a mulher; a mulher quer ter mais razão do que o marido e, depois, os filhos também querem discutir porque acham que a mãe e o pai não sabem de nada, então, começam aquelas discussões. Nas relações fraternas têm irmãos que começam a discutir desde pequenos: um irmão quer calar o outro, quer saber mais do outro.

Nos nossos grupos de convivência escolar, familiar, de trabalho, onde nós estamos e, agora, com o advento das redes sociais é que as discussões estão cada vez mais acaloradas. O sossego do coração de alguém é quando consegue calar a outra pessoa, dizendo: “Eu tenho a razão, eu é que sei”.

Eu fico olhando para Jesus, Ele simplesmente silencia-Se diante das discussões tolas que nós promovemos nos nossos ambientes, nas nossas redes e nas nossas convivências, porque, essa mentalidade é mundana, ela não é mentalidade do Reino dos Céus.

A sabedoria que vem de Deus não gera a destruição, e sim a comunhão

A mentalidade do Reino dos Céus é outra: quem quiser ser o primeiro, saber mais, ter a razão; quem se acha o mais sábio, o mais conhecedor, coloque-se em último lugar como servidor de todos, e não coloque-se acima dos outros, não prevaleça sobre os outros, não coloque-se para humilhar. Não coloque-se para, de fato, estar melhor ou saber mais do que os outros. Você até pode saber mais e até ter a razão, mas você a perde quando a usa para sobrepor-se, sobressair-se; quando você coloca a razão ao serviço do seu orgulho, do seu ego ou dos ditos conhecimentos que você acha  que tem.

Nós precisamos nos voltar para o coração de Jesus: coração manso, coração humilde, coração que busca o último lugar e que busca servir a todos. Nós precisamos nos colocar ao lado coração de Jesus para jamais humilhar, brigar; jamais “achar-se” mais do que os outros. Por mais razão que possamos ter, nós a perdemos quando a usamos na discussão para nos colocarmos acima dos outros.

A sabedoria que vem de Deus é mansa, é humilde; ela promove a cordialidade e vem de um coração afável, amável; ela constrói e não destrói as relações humanas. A sabedoria que vem de Deus não gera a destruição, e sim a comunhão.  A sabedoria que vem do coração de Deus é a de servir, e não a de abaixar a cabeça para parecer uma “falsa humildade”. A sabedoria que vem de Deus é aquela de abaixar a cabeça para deixar o outro ser aquilo que sabemos que não ele não é.

Olhemos para Jesus e aprendamos com Ele (…) para podermos temperar as nossas relações.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.