27 May 2020

A Palavra de Deus nos guarda do poder do maligno

“Não te peço que os tires do mundo, mas que os guardes do maligno” (João 17,15).

Continuamos acompanhando a oração sacerdotal de Jesus, essa prece que vai do fundo do coração d’Ele em favor dos Seus apóstolos e discípulos.

Que beleza e que bênção! Precisamos aprender com Jesus. O padre precisa rezar pelos seus fiéis e paroquianos; o pai e a mãe precisam orar e suplicar pelos seus filhos; os professores pelos seus alunos, enfim, cada um cuidar da grei que lhe pertence, mas, todos nós devemos orar uns pelos outros, devemos nos unir ao coração suplicante e intercessor de Jesus.

A prece que Jesus faz, hoje, para nós é justamente esta: “Pai, não os tire do mundo, mas os guarde do maligno”. Porque o problema não é estar no mundo, não precisamos nos isolar do mundo, ir para um deserto, viver trancados de tudo e de todos. Precisamos ser guardados do mal, do maligno que está no mundo.

O mundo, enquanto criado por Deus, é uma bênção. Deus criou com amor esse mundo para que possamos viver nele, para ele ser a nossa casa, para criarmos laços de amor e fraternidade. Não podemos agora demonizar o mundo, como se tudo que tivesse aqui não prestasse, não valesse nada.

O mal que vem do maligno não tem mais poder do que Deus

Não é verdade, pois o mundo criado por Deus é uma bênção e uma graça, fazemos parte dele e não podemos sair dele. Porém, o maligno entrou nesse mundo, e aí, tem outro mundo: o mundo da perdição, o mundo que é contrário ao mundo de Deus; e temos de prestar atenção nesse mundão. O mundo carimbado pelo mal, o mundo da falsidade e da hipocrisia, o mundo corrompido que corrompe mentes e corações.

Olhemos como o mundo se tornou até pequeno diante do avanço das tecnologias, da revolução digital, o mundo está todo dentro da nossa casa. Esse mundo é importante, estamos usando-o para nos comunicarmos, e isso é graça. Mas, cuidado! Porque em tudo que é bom o maligno quer colocar a sua mão, o seu dedo, a sua impressão digital, e não podemos.

Temos de ouvir o coração de Jesus, a prece d’Ele para sermos guardados do maligno, para que ele não coloque a perversidade no nosso coração. Como Jesus está dizendo: não somos do mundo, mas estamos nele. E por que estamos no mundo? Para preservar, cuidar e salvar esse mundo que Deus criou.

Não podemos pegar o mundo e entrega-lo ao maligno para que ele faça festa, como já tem feito na vida de muitos em tantas realidades e situações. Ele entra no mundo da política, dos negócios, dos jovens, adolescentes e, inclusive, das crianças.

O maligno não é mais do que Deus. O mal que vem do dele não tem mais poder do que Deus e, por isso, estamos no mundo, porque Deus nos consagrou na verdade, e a verdade é a Palavra d’Ele. Precisamos transformar esse mundo com a Palavra da Verdade, precisamos também levar essa verdade para os nossos, para não sermos mundanos, mas para estarmos neste mundo vivendo a ousadia da Palavra de Deus, que transforma e faz novas todas as coisas.

Deus abençoe você!  

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.