06 Jan 2022

A Palavra de Deus convida você a viver o hoje

“Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então começou a dizer-lhes: ‘Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir’” (Lucas 4,20-21).

Olhos fixos em Jesus! Isso só é possível porque a Palavra da Vida abre a vista aos cegos; e nós só podemos fixar o nosso olhar em Jesus, porque Ele curou a nossa cegueira. O homem, por si só, não pode ver a Deus.

Diz um grande santo da Igreja: “Mas Deus, se quiser, será visto pelos homens, por aqueles que Ele quiser, quando e como quiser”. E Deus quer, Ele quis que nós O enxergássemos, e no Seu filho Jesus podemos fixar o nosso olhar. Como é importante para nós termos o olhar atento sobre Jesus, sobre o que Ele diz, sobre o que Jesus faz.

“Fixar” fala-nos de estabilidade, manter constante o contato com Jesus, não desviar, em nenhum momento, o nosso olhar e a nossa atenção para Jesus. Sobretudo nesses tempos tão difíceis, como é importante fixarmos o nosso olhar em Jesus, pois só Ele tem Palavra de vida eterna! Você não pode se desviar, você não pode se perder, por isso a nossa atenção precisa estar em Jesus, e a Palavra de Deus quer que nós fixemos o nosso olhar n’Ele!

O hoje é a coisa mais importante para o ser humano, porque nós somos seres finitos, só temos o hoje

Depois, a Palavra diz: “Hoje se cumpriu esta palavra”. A Palavra de Cristo não conhece a procrastinação, uma doença dos nossos tempos. E que doença terrível! Uma palavra que é derivada de “crastinus”, do latim, significa “amanhã”. Aquele nosso maldito vício de sempre adiar todas as coisas, de sempre deixar as decisões para amanhã, as direções que nós devemos tomar na nossa vida, aquelas conversões necessárias da nossa vida. Que mania que nós temos de procrastinar, de adiar sempre as coisas!

A Palavra da Vida diz que hoje essa palavra se cumpre. O hoje é a coisa mais importante para o ser humano, porque nós somos seres finitos, só temos o hoje, só temos o agora, você só tem este momento que eu falo com você. No aqui e no agora, realiza-se a sua salvação. Cristo entra na sua vida hoje, agora; e se hoje escuto a Palavra de Cristo, essa palavra me transforma, muda a minha vida.

Essa Palavra de Jesus nos convida a não nos fixarmos no passado, chorando as mágoas, nem numa projeção vazia do futuro, porque isso poderia criar dois riscos: o do saudosismo e o de produzir em nós muita ansiedade. A Palavra de Deus nos convida a viver o hoje. Viva o hoje, viva o agora! Jesus entra na sua vida agora, e agora Ele vem para salvá-lo; e essa Palavra da Escritura também se cumpre hoje na sua vida. Jesus está contigo!

Sobre todos vós, a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.