16 Mar 2020

A graça chega para o coração que acolhe Deus

Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria” (Lucas 4,24).

Jesus está nos contando dois fatos importantes. Você se lembra que, na época do profeta Elias, quando não chovia há três anos, houve muita fome, ele não foi enviado a nenhuma outra pessoa, mas ele foi enviado a uma viúva de Sarepta, na Sidônia. Ou seja, numa região, uma viúva que nem fazia parte do povo judeu. Do mesmo jeito aconteceu com o profeta Eliseu, pois havia muitos leprosos em Israel, mas nenhum leproso foi curado a não ser Naamã, o sírio.

A graça de Deus chega para o coração que acolhe e se abre. A graça de Deus não chega para quem se apropria e se acha dono de Deus, das coisas d’Ele, proprietários da graça de Deus. Algumas pessoas se apropriam até do Espírito Santo e se acham donas da Palavra de Deus, do Reino d’Ele; e a graça do Senhor não acontece, porque não podemos nos apropriar d’Ele. É Deus quem se apropria de nós, Ele deve tomar posse de nós, é Deus que vem habitar em nós para conduzir a nossa vida.

Muitas vezes, em nossas igrejas, convivências, grupos e relações, a profecia e a graça de Deus não são recebidas! Elas são rejeitadas, porque foi em Sua pátria, foi em Nazaré que Jesus foi expulso da sinagoga. Foi em Nazaré que levaram Jesus a um alto monte para poder lançá-Lo a um precipício, pois O rejeitaram, não O acolheram. 

A graça de Deus não chega para quem se apropria e se acha dono de Deus

A Palavra de Jesus vem, muitas vezes, em contraposição ao que queremos, acreditamos ou àquilo que achávamos que deveria ser. A Palavra de Deus incomoda, mexe com as estruturas do poder, da sabedoria humana, do coração humano, as estruturas daqueles que acham que tudo podem, e querem que o mundo e o Reino de Deus seja do seu jeito.

Ou você acolhe Jesus com a mensagem d’Ele ou você O rejeita. Ou você acolhe a mensagem de Jesus com aquilo que Ele quer fazer ou você adultera a Palavra de Jesus em favor dos seus interesses, das suas pretensões e ilusões, e assim você vive o Reino do seu jeito, mas não é o Reino que Jesus trouxe até nós.

Convertamo-nos, acolhamos Jesus que veio e vem sempre fazer novas todas as coisas.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.