18 Apr 2024

Precisamos gestar a fé no nosso coração

Em verdade, em verdade vos digo, quem crê em mim possui a vida eterna. (João 6,47)

https://youtu.be/Na62XowqCtY

Amado irmãos e irmãs, a fé autêntica movimenta nossa alma na dinâmica do amor, porque o próprio Jesus é amor; e a fé, meu irmão, deve brotar em nós. Jesus está dizendo para nós: quem crê possui a vida eterna, então, Ele está dizendo que para chegarmos ao reino dos céus precisamos gestar, no nosso coração, a fé, mas não uma fé que não causa nem provoca em nós fecundidade, porque, muitas vezes, a nossa fé é estéril, não está aprofundada em Jesus. Nós podemos ter fé em muitas pessoas, como a fé de quando você entra no avião, e não conhece o piloto, não sabe se ele é habilitado, se ele sabe pilotar aquele avião, mas, pela fé, você entra. Eu, pelo menos, nunca vi o piloto. Quando eu chego, sendo na minha cadeirinha e acredito que ele vai levantar voo e vai me levar ao meu destino. Nós podemos ter fé em várias coisas! Isso é um exemplo para você entender, mas a fé em Cristo pode nos dar a vida eterna.

Existe algo mais profundo! Quem tem fé em Cristo vai, cada dia mais, mergulhando numa intimidade profunda em Deus, e, por isso, meus irmãos, o nosso coração vai mudando, e nós vamos sendo atraídos a viver o amor autêntico que Cristo nos pede para viver. A cruz e a ressurreição mostram o que para nós? Mostram essa autenticidade da verdadeira doação, da verdadeira entrega, e do verdadeiro amor que Deus tem para nós. Por isso, meu irmão, é n’Ele que nós devemos colocar toda a nossa fé. 

Uma vez, meu irmão, minha irmã, lá no Rio de Janeiro, uma mulher me viu, de longe, numa rua movimentada, e ela estava distante de mim, estava passando numa faixa de pedestre. Ela olhou para mim e, no outro dia, ela me encontrou na rua, e eu estava de preto com meu clergyman, estava identificado, era um sacerdote que estava ali naquele momento. Aquela mulher olhou para mim e me encontrou para testemunhar: “Padre, eu estava vivendo um momento de depressão, eu estava deprimida, mas quando eu estava passando na rua e, de longe, eu vi o senhor, eu me lembrei de Deus. Naquele momento, eu fiquei bem; eu, que estava deprimida, brotou no meu coração uma grande alegria”. 

Quem tem fé, quem acredita no filho de Deus, tem a vida eterna

Isso é fé, meu irmão! Quem tem fé, quem acredita no filho de Deus tem a vida eterna, ou seja, tem a vida plena. Não foi o padre que ela viu, mas, através do meu sacerdócio, ela viu o rosto escondido de Deus. E quantos de nós, meus irmãos, precisamos ter a mesma fé dessa mulher que estava caminhando pela rua! Com certeza, ela poderia estar até rezando e dizendo: “Senhor, hoje, não estou bem; estou mal! Mas me dê um sinal, e o sinal foi ter me visto naquele momento ali, e ter se lembrado de Deus. 

E isso, meu irmão, é fé, fé em Deus. Não era fé no Padre Ricardo, não! A fé em Deus fez com que eu fosse instrumento d’Ele para aquela moça naquele momento. O que quer dizer isso para nós? Que nós também devemos ser assim na vida de tantas pessoas.

Que a sua fé, meu irmão, leve-o a viver esse amor autêntico que pode transformar vidas, pode transformar histórias e trazer e devolver a vida para aqueles que estão desanimados, para aqueles que estão cansados. Que Deus o faça um homem de fé, e uma mulher de fé.

Sobre você, desça a bênção do Deus Todo-poderoso. Pai, Filho e Espírito Santo. Amém!


Padre Ricardo Rodolfo

Padre Ricardo Rodolfo é brasileiro, nascido em 15 de junho 1982. Natural de São José dos Campos (SP), é membro da Associação Internacional Privada de Fiéis – Comunidade Canção Nova desde 2009 no modo de compromisso do Núcleo.

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.