14 Apr 2011

Você tem a Palavra de Deus como ensinamento para o seu dia a dia?

Diante da incredulidade do mundo e dos desatinos que nele acontecem dia após dia, Jesus revela a Sua verdadeira identidade: “Eu vos digo que isto é verdade: antes de Abraão nascer, EU SOU“.

Ontem, como hoje, a maior parte dos homens não tem experiência com o amor de Deus, não observando os Mandamentos da Lei Divina e, como se não bastasse, ignorando a pessoa de Cristo, procuram obter sinais e interrogam-se sobre quem é o Senhor. Convém dizer, porém, que somente quem conhece e guarda a Sua Palavra pode dizer que O conhece e experimenta o Seu amor. Jesus mesmo foi quem afirmou isso aos judeus: “Vós não conheceis Aquele que vós dizeis ser o vosso Deus, mas Eu O conheço e guardo a Sua Palavra“.

Não podemos dizer que conhecemos a Deus se não conhecemos a Sua Palavra. A Palavra de Deus é quem nos direciona para a vida eterna em Cristo Jesus, a qual começa no ‘agora’ da nossa vida. Quem não compreende a Palavra, quem não tem abertura para o Espírito Santo, morre na ignorância do pecado e, lamentavelmente, nunca poderá conhecer a Deus.

A origem e o destino de Jesus foram motivos de controvérsia com os judeus. Por um lado, o Mestre proclamava: “Se alguém guarda a minha palavra, jamais verá a morte”. Por outro, afirmava: “Antes que Abraão existisse, Eu sou”.

Seus adversários raciocinavam de maneira aparentemente lógica. Os personagens mais veneráveis do povo, como Abraão e os profetas, morreram. Acreditava-se na volta do profeta Elias, que fora arrebatado ao céu numa carruagem de fogo. Não se tinha, porém, notícia de alguém que não iria experimentar a morte. Com Jesus, não haveria de ser diferente. Quanto à Sua origem, era suficiente considerar Sua idade bastante jovem – “Ainda não tens cinquenta anos” – para se dar conta de que Sua afirmação era “contraditória” diante do raciocínio deles.

Este modo de pensar estava em total descompasso com a real intenção de Jesus. Referindo-se à morte, pensava em algo muito mais radical que a pura morte física. Suas palavras abririam caminho para a vida eterna, na comunhão plena com o Pai, para além das vicissitudes desta vida terrena. Ao referir-se à Sua origem, não estava pensando no Seu nascimento carnal, historicamente determinável, e sim na Sua vida prévia, no seio do Pai. Neste sentido, pode-se dizer anterior ao patriarca Abraão, por possuir uma existência eterna.

Neste texto, temos a conclusão do tenso e longo diálogo de Cristo com os judeus em Jerusalém, por ocasião da festa das Tendas. Jesus mostra-se acolhedor e reafirma o dom da vida eterna, já: “Se alguém cumprir a minha palavra, nunca verá a morte”. Contudo, os judeus permanecem firmes em sua rejeição ao Senhor, procurando apedrejá-Lo.

Jesus, que cumpre a Palavra do Pai, já vive a eternidade. Pois, “antes que Abraão existisse, Eu sou“, disse Ele àquele povo e continua dizendo o mesmo hoje. Quando estas palavras encontrarem espaço em nosso coração, então significa que vivemos em comunhão eterna com Jesus e com o Pai ao cumprirmos Sua Palavra, no despojamento e na partilha, na mansidão, na acolhida ao irmão, na prática da misericórdia e da justiça que liberta e promove a vida.

Voltando à questão da Palavra, diremos que o estudo da Sagrada Escritura é o melhor caminho para conhecermos quem é Jesus. Pois Ele é o Verbo, é a Palavra feita carne. Ouvi-Lo é ouvir a Palavra de Deus. Assim, – sem medo de errar – quero que saiba que a Bíblia é a própria Palavra do Pai dirigida a nós, a fim de que possamos conhecê-Lo e conhecer a nós mesmos e, simultaneamente, termos acesso ao Seu grande amor e misericórdia. É feliz quem adora a Deus mergulhando nos Seus ensinamentos.

Você tem a Palavra de Deus como ensinamento para o seu dia a dia?

Padre Bantu Mendonça

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.