08 Jan 2018

Vivamos como batizados

É preciso revitalizar tudo aquilo que o batismo realizou em nossa vida, para vivermos no mundo como batizados

“Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galileia, e foi batizado por João no rio Jordão. E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre Ele. E do céu veio uma voz: ‘Tu és o meu Filho amado, em Ti ponho meu bem-querer’” (Marcos 1,9-11).

Hoje, celebramos a Festa do Batismo de Jesus. Estamos adorando e reconhecendo Jesus sendo batizado. E por que Ele foi batizado? Para abrir “as portas” do Jordão, para que todos nós fôssemos, também, batizados.

Jesus nos deu um exemplo a seguir, mas, Ele mesmo recebeu o batismo do Alto. Alguns acham que o batismo é somente para nos lavar do pecado. Jesus não tinha pecado, entretanto, o batismo é uma imersão na graça, uma imersão no Espírito; é a grande unção que recebemos de Deus para a missão.

Somos mandados para o mundo em que estamos e muitos perguntam o que vamos fazer neste mundo. Vamos levar a graça de Deus para esse mundo, por isso, somos batizados ainda crianças, porque, já como crianças recebemos a unção, o envio de Deus, para que testemunhemos no mundo a presença e o amor de Deus entre nós.

No batismo de Jesus, toda a Trindade está presente, é o Espírito que desce sobre Jesus em forma de pompa, e o Pai se manifesta: “Esse é o meu filho amado”. No batismo nos tornamos os filhos amados de Deus, o Espírito desce sobre nós e somos incorporados a Jesus, nosso Mestre e Salvador.

É importante, no dia de hoje, tomarmos consciência da nossa unção batismal, do batismo que todos nós recebemos. Não é uma simples recordação: “Um dia eu fui batizado. Meus padrinhos de batismo. A água desceu sobre mim”. Lembrem-se que foi o dia mais importante da nossa vida, foi o dia da graça e da unção.

É preciso revitalizar, revigorar, botar a força, a graça, e tudo aquilo que o batismo realizou em nossa vida, para vivermos no mundo como batizados, como pessoas que foram imersas na graça de Deus.

Se o mundo não está transformado, se a nossa família não está transformada e nem renovada, é porque não tomamos consciência do nosso batismo e nem levamos com a seriedade necessária o batismo que recebemos.

Vivamos cada dia como batizados, e a graça de Deus estará sobre nós.

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Janeiro

61%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.