30 nov 2007

VEM E SEGUE-ME, FAREI DE TI PESCADOR DE HOMENS.

Celebramos a Festa de Santo André Apóstolo. Seu nome significa forte, robusto. Depois de ter escutado de João Batista “ Eis o Cordeiro de Deus” apontando para Jesus, ele se sentiu atraído pelo Mestre e o seguiu até ao fim aponto de ter a mesma sorte da de Jesus: crucificado, mas em forma de X. Para nós o X pode simbolizar a nota 10. Para dizer que André foi o no nota 10 no seguimento de Jesus Cristo, o Caminho, a Verdade e a Vida.

No Evangelho de hoje, Mt 4,18-22, Jesus chama os quatro homens simples, mas que por causa da sua fidelidade se converteram em autênticos companheiros de Sua missão até ao fim como foi o caso de André. Estes homens simples, como disse eram pescadores. Precisamente no auge da sua profissão, Jesus depois de ter passado a noite toda em oração passando à beira mar da Galileia vê e beira mar escolhe OR DE HOMENS.a noite toda em oraçdelidade se converteram em autenticos escolhe e chama Simão e seu irmão André que estavam a lançar as redes ao mar. Eles, ouvindo a voz daquele que mais tarde será o seu Mestre imediatamente o seguem. O mesmo cenário se repete com Tiago e João que por sua vez estavam consertando as redes com o pai Zebedeu. A partir da profissão destes homens humildes e unicamente pescadores Jesus quer começar a grande missão de pescar todos os homens para o Reino do céu. Ele quer comprometer-nos com a sua missão. O fato de convite acontecer abeira mar tem um significado muito importante. O mar para aquela gente era fonte de sustentabilidade. Mateus, ao mencionar o chamado à beira-mar, destaca o aspecto da vida ativa e envolvida no processo de sobrevivência daqueles irmãos, em um mundo agitado.

O processo vital de um chamado e a resposta positiva, na realidade, comporta um tempo de relacionamento humano, conhecimento, amadurecimento na oração, até a adesão final. Mas isto pressupõe uma natureza na qual se apóia o chamado. Veja como acontece com André, Simão, João Tiago: os dois primeiros lançando as redes ao mar e dos outros as consertavam. Portanto, todos eram comprometidos, trabalhadores e empenhado nas suas tarefas. E precisamente Jesus aproveita o seu jeito se ser e o estilo de vida que levam para lhes confiar a grande missão de pescar homens para o Reino dos céus.

Tu foste escolhido por Jesus para colaborar com Ele na pesca de homens para o Céu por isso, é necessário não esconderes os talentos que trazes dentro de ti. Assim como Pedro e seus colegas de profissão é preciso que te deixes encontrar envolver pela missão e vá em frente Cristo quer que tu sejas pescadores de homens. E conseqüentemente te inclui e investe da função daqueles que hão de julgar o mundo no fim dos tempos Jr 16,16

Que a celebração desta festa nos faça verdadeiros seguidores do Mestre tal como foi Sto André a fim de que na pedida do possível correspondamos ao chamado que Jesus nos faz todos os dias: Vem e segue-Me, farei de ti pescador de homens!

Comentários