26 abr 2010

Uma porta aberta*

Efetivamente, Jesus é a porta que nos abre a passagem para o encontro com Deus e com os irmãos. Todo o que entra por ela encontrará a Deus Pai que acolhe todos os filhos e a comunidade que vive unida no amor e sob o cajado de um único Pastor.

Assim o entenderam os apóstolos e o pôs em prática São Pedro ao abrir o Evangelho aos pagãos, como  evidencia a primeira leitura. Nela aparece o apóstolo Pedro, cabeça da comunidade cristã, dando conta a todos da sua atuação pouco “ordodoxa” no pensar dos puritanos de mente estreita, os quais lhe indagaram: “Por que entraste em casa de incircuncisos e comeste com eles?”.

Com efeito, depois da misteriosa e tripla visão que Pedro teve em Jafa enquanto orava, ao lhe apresentarem três homens que vinham de Cesaréia com um recado para ele, acudiu à casa do centurião romano Cornélio. Ao começar a falar aos que estavam reunidos em casa do centurião, o Espírito Santo desceu sobre eles, como num novo “Pentecostes pagão”, tal como tinha descido anteriormente sobre o grupo apostólico. Então, o grande apóstolo [Pedro] batizou-os em nome de Jesus Cristo, agregando à Igreja toda a família de Cornélio.

Este episódio teve importância decisiva no itinerário da primeira comunidade, pois originou a saída do ghetto judeu e a abertura missionária da comunidade cristã aos povos pagãos. Algo que depois foi ratificado pela carta apostólica do Concílio de Jerusalém, o primeiro na história da Igreja, cerca do ano 49 d. C.. As fronteiras da salvação estavam para lá das fronteiras do judaísmo.  “Também aos gentios Deus outorgou a conversão que conduz à vida”.

Verifica-se assim o desejo de Cristo, o Bom Pastor: “Tenho outras ovelhas que não são deste redil; também a essas tenho que trazer. Ouvirão a minha voz e haverá um só rebanho e um só pastor”. Bem-aventurada a comunidade cristã de portas abertas! Feliz dela quando os seus pastores não acorrentam a força do Espírito!

Padre Pacheco

Comunidade Canção Nova

*Cf. B, CABALLERO. A Palavra de cada dia. p. 213-214. Paulus: 2000.

Comentários

Setembro

55%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.


  • Comentários