17 May 2010

Um ilustre desconhecido*

Se queremos definir o Espírito com uma expressão atual e bíblica, vital e única, teremos que dizer : é o dom do Cristo ressuscitado à Igreja, que é o seu corpo; é o Espírito do próprio Jesus em nós; é o “nós”trinitário e a consciência eclesial; é o amor que Deus nos tem, difundido nos nossos corações; é a nossa nova dimensão pessoal e comunitária de discípulos de Jesus, cristãos, filhos de Deus e irmãos dos homens.

Nos nossos dias assistimos com alegria ao redescobrimento do Espírito na Igreja, que põe em relevo o protagonismo decisivo do Espírito na renovação interna do povo de Deus e na sua missão evangelizadora do mundo. Os carismas e a chama do Pentecostes não se apagaram e são perceptíveis nos constantes movimentos que de um ou outro modo vivificam a Igreja, tais como: comunidades neocatecumenais e carismáticas, cursilhos, movimento de casais, grupos de oração, ecumenismo e libertação; elem dos institutos de vida consagrada, tanto religiosos como seculares.

Estes institutos, ordens e congregações religiosas, tanto masculinas como femininas, assim como os institutos seculares e sociedades de vida apostólicas, exercem um carisma próprio para funções concretas na missão universal da Igreja. Tais como: contemplação e oração; evangelização do povo fiel e das nações não cristãs; ensino e educação de crianças, adolescentes e jovens; atenção aos doentes, idosos, pobres a marginalizados; trabalho nos meios de comunicação social ao serviço da fé e da missão; testemunho e consagração a Deus da vida e ocupação quotidiana no mundo.

A força e a ação do Espírito manifesta-se não só nestes carismas que têm já forma institucional na Igreja, mas também na vida de todo o crente, homem ou mulher, que reforça a sua vocação cristã com um coração animado.

Padre Pacheco,

Comunidade Canção Nova.

*Cf. B, CABALLERO. A Palavra de cada dia. p. 249-250. Paulus: 2000.

Comentários

Novembro

25%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.


  • Comentários