11 nov 2013

Três importantes ensinamentos para o nosso coração

A Palavra de Deus hoje tem três coisas importantíssimas para o nosso coração.

“Os apóstolos disseram ao Senhor: ‘Aumenta a nossa fé!’” (Lc 17,5).

Meus amados irmãos e irmãs em nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, a Palavra de Deus hoje tem três coisas importantíssimas para o nosso coração. A primeira delas é que nós não podemos ser motivo de escândalo para ninguém, não podemos ser motivo de desânimo na fé; e isso tem de começar em nossa própria casa.

O escândalo é uma ocasião de contradição, é apontarmos uma direção, mas fazermos outra coisa. São escandalosos os pais que não dão bons exemplos para seus filhos; é um escândalo falarmos uma coisa, mas vivermos outra; é um escândalo não testemunharmos a nossa fé. Que nós não sejamos causa de queda para ninguém.

A Palavra de Deus nos chama à atenção para a correção fraterna. Devemos ter primeiro uma atitude de vigilância, depois de caridade quando nos corrigimos uns aos outros. Se nós não tivermos caridade no coração, não conseguiremos corrigir ninguém. Se nosso irmão erra, peca, falha, faz aquilo que não é correto, se ele começa ser causa de escândalo, de pecado, nós devemos chamá-lo em particular, conversar com ele e lhe dizer: “Irmão, não é esse o caminho. O que você faz ou está fazendo não está edificando você nem ninguém”. Se ele ouvir, o teremos ganhado; mais ainda: se ele fizer sete vezes algo que não edifica e sete vezes arrepender-se, deveremos perdoá-lo. Temos de perdoar sempre que alguém quer voltar do mau caminho.

Assim como Deus nos perdoa todas as vezes, nós também devemos perdoar uns aos outros setenta vezes sete como nos aponta a obra do Senhor. Nós não devemos negar o perdão a quem se arrepende, porque o Pai nunca nos negará o Seu perdão e a Sua bondade.

Por último, os apóstolos pedem ao Senhor: “Aumenta a nossa fé”. Jesus mesmo diz que se tivermos fé do tamanho de um pequeno grão de mostarda, Ele realizará milagres. Meus irmãos, não se trata apenas de crer em Deus, porque todos nós cremos n’Ele, mas trata-se de ter n’Ele a nossa confiança, de fazer d’Ele a nossa esperança e a razão da nossa vida. Se nós não nos desmotivarmos na fé, tudo aquilo que quizermos alcançará o Coração do Senhor. 

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova.

https://www.facebook.com/pe.rogeraraujo/?fref=ts

Comentários