15 Apr 2010

Testemunhas na perseguição*

Como em todo o processo era necessário o aval de duas testemunhas, os apóstolos apresentam-se a si mesmos como primeiras testemunhas e ao Espírito Santo como segunda. Assim testemunham a sua interpretação religiosa ao desígnio salvador de Deus por Cristo. Mas estão conscientes de que o Espírito não é monopólio do grupo apostólico; Deus concede-O a todo o que Lhe obedece. Dessa forma, também a comunidade cristã, enquanto Igreja, tem igualmente a responsabilidade de testemunhar Cristo ressuscitado. E assim o fizeram os autênticos cristãos de todos os tempos, já desde o princípio, por meio da caridade, da  pobreza, da solidariedade humana, da alegria e, às vezes, do martírio de cada um.

O itinerário da perseguição religiosa repete-se ao longo da história. Tal como Jesus e os  Seus apóstolos, os discípulos de Cristo têm sido, com frequência, objeto da inimizade dos homens, em especial dos que governam e dos poderosos. Mas a Igreja, a comunidade cristã, não deve temer as acusações do mundo se serve com fidelidade a causa de Cristo e do Seu Evangelho, porque o testemunho desta será confirmado pelo Espírito Santo de Deus.

São Paulo prevenia o seu discípulo Timóteo: Todo o que se proponha a viver cristãmente será perseguido. Porque os seus critérios e conduta destoarão necessariamente dos do mundo, submerso no mal, no egoísmo e no pecado.

A Celebração Eucarística, tal como os sacramentos do batismo e da reconciliação, é o momento por excelência em que participamos do mistério pascal, isto é, da Morte e Ressurreição de Cristo. Partilhando a Sua Palavra e o Seu Pão, que é o Seu Corpo glorioso, passamos continuamente da condição de pecadores à de penitentes. Embora o mundo nos sente no banco dos réus, sabemos que a vitória definitiva está com os que seguem Cristo, por meio da cruz, para a ressurreição.

Padre Pacheco

Comunidade Canção Nova

*Cf. B, CABALLERO. A Palavra de cada dia. p. 195-196. Paulus: 2000.

Dezembro

3%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.