09 May 2018

Somente o Espírito da verdade nos salva

O Espírito nos conduz para anunciarmos e proclamarmos Jesus, a fim de que o mundo seja salvo por Ele

“Quando, porém, vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à plena verdade. Pois ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido; e até as coisas futuras vos anunciará” (João 16,13).

Essa é a grande beleza da graça divina: o Espírito que vem do Pai e do Filho, o Espírito que é a comunhão plena na Trindade Santa, é enviado até nós e está no meio de nós. Ele é o Espírito criador de todas as coisas, não só agindo no mundo, mas em cada um de nós para nos conduzir à verdade plena.

Há tantas discussões, brigas e interesses em cima da verdade! A pergunta que é feita no interrogatório de Jesus – “O que é a verdade?” – cala-se no interior da nossa alma e do nosso coração. Não estou me referindo às verdades científicas, verdades de cada uma das ciências humanas, pois há uma verdade mais sublime e suprema, que diz respeito à vida de cada um de nós, a qual precisamos conhecer, mas não de forma superficial como acabamos nos detendo nela. É a verdade sublime, suprema e plena da qual o Evangelho nos fala.

É Deus e o Espírito quem nos conduzem para o conhecimento, para a vivência e a entrega dessa verdade. Quando nos calamos e desistimos de ser donos da verdade, quando deixamos a Verdade, que se chama Deus, ser dona de nós, anunciamos e vivemos n’Ele, não impomos o que pensamos nem o que queremos para manipular ou instrumentalizar as pessoas.

Permitimo-nos ser conduzidos pelo Senhor da verdade, pois só pela vida no Espírito somos mergulhados nessa verdade, porque ela é Jesus. Ele mesmo nos diz: “Eu sou o caminho e a verdade”. E como a conhecemos? Quando o Espírito nos conduz à intimidade com Jesus, para a relação com Ele, quando não falamos simplesmente o que pensamos ou achamos, e proclamamos isso em alto e bom tom, como se fosse a verdade.

O Espírito nos conduz para anunciarmos e proclamarmos Jesus, e para que o mundo seja salvo por Ele. Permitamos que o Espírito consolador e renovador nos conduza para que vivamos a verdade, porque só ela nos salva.

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Ajude a Canção Nova!

0%

Confira a ediçao especial da revista
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.