04 Apr 2011

Somente em Jesus você encontra vida em plenitude

Estamos mais uma vez diante de um milagre ou simplesmente sinal, característica fundamental do Evangelho de Jesus segundo João. O Senhor, conforme narra o Evangelho, sai de Sua terra e vai a Galileia. Como era de se esperar, depois de tantos milagres e prodígios que fizera em Jerusalém, Cristo é bem recebido nessa região. E, por encontrar receptividade, continua fazendo milagres. É de salientar que, apesar de essa cidade [Galileia] ser uma região predominantemente gentílica, com presença de descendentes de colonos judeus, fora em Caná da Galileia que Jesus havia transformado a água em vinho por causa da fé daqueles homens.

Hoje, nesse trecho do Evangelho, salienta-se mais um sinal, um milagre. O milagre da vida como sendo o dom de Deus.

No Evangelho segundo João, Jesus – respondendo ao apóstolo Tomé – afirma com toda a Sua autoridade: “Eu sou a vida” (Jo 14,6). Muitas vezes, me pergunto sobre o profundo sentido dessa afirmativa. Em outro tópico, Ele parece completar o que ali está dito: “Eu vim para que todos tenham vida, e vida em plenitude” (Jo 10,10). Outra afirmação categórica de Jesus a Maria, irmã de Lázaro, é esta: “Eu sou a Ressurreição e a Vida” (Jo 11,25). Isso equivale a dizer: “Sou o princípio, o autor também da nova vida, após a morte”.

Quem n’Ele procura a vida sempre a encontra. Veja a certeza com que pronuncia as belas palavras ao funcionário do rei: “Podes ir, que teu filho está vivo“.

Para os homens com grande fé, como o alto funcionário do rei, novos céus e nova terra existirão. Porque, na verdade, reconhecem o Evangelho como Palavra de salvação eterna.

A plenitude da vida que Jesus nos veio trazer não se restringe aos horizontes fechados da vida presente, como pensavam muitos humanistas e utopistas. A vida humana, acima de tudo, é dom de DEUS: vem de Deus e se realiza na posse terrena e eterna de Deus. Foi essa a vida que o Altíssimo concedeu aos nossos primeiros pais e que Jesus Nazareno nos veio reconquistar pela Encarnação, pelo mistério de Sua Vida, Morte e Ressurreição. Por isso, Santo Agostinho afirma, com tanta propriedade: “O nosso coração está inquieto até que descanse em Vós”.

Escolha, pois, a vida, descansando nos braços e no colo de Jesus para que tenha vida e vida em abundância.

Padre Bantu Mendonça

Fonte: Blog do Padre Bantu

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.