27 Sep 2018

Só quem conhece Jesus experimenta o amor profundo

Procuremos a verdade, amemos a verdade, procuremos conhecer Jesus, amá-Lo e permitir que Ele se torne o Senhor da nossa vida

“‘Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?’ E procurava ver Jesus” (Lucas 9,9).

Herodes estava incomodado com tudo que ele escutava falar a respeito de Jesus, mas ele não sabia quem era Jesus. Alguns achavam que era João Batista, que tinha voltado dos mortos, ou que era Elias, que havia aparecido, ou algum dos profetas do Antigo Testamento, que havia ressuscitado. Não era uma coisa nem outra. Jesus é o Senhor, é o Messias, é o Cristo.

Herodes ouviu falar a respeito de Jesus e queria vê-Lo. É um passo bom, mas não é o mais importante, porque ele procurava ver Jesus por curiosidade. Sabe aquela curiosidade intelectual ou aquela curiosidade quando queremos saber o que está acontecendo? Existe a curiosidade dos fofoqueiros, onde a pessoa curiosa quer ter algo para contar, procuram saber o que todo mundo está falando e existe a curiosidade de quem procura conhecer de verdade.

A primeira curiosidade é uma tristeza, e usando uma expressão bem pesada, é uma “desgraça”, porque as pessoas curiosas por fofocas fazem um mal terrível. Elas não conhecem a verdade, elas procuram saber do que é superficial, procuram saber somente daquilo que os outros estão dizendo. O curioso é uma erva daninha, ele é danosa para as pessoas, faz mal para si e para os outros.

Herodes era essa espécie de curioso, ele tinha aquela curiosidade de saber quem era o Jesus que todos estavam falando, e ele teve um conhecimento superficial de Jesus, ele soube apenas daquilo que os outros estavam falando e não fez a experiência. Quem não faz a experiência não conhece a verdade.

Muitas vezes, estamos vivendo esse tipo de curiosidade, somos curiosos para saber o que o outro fala, o que estão falando a respeito daquele outro, mas não temos um amor de buscar entender, compreender e mergulhar naquilo que precisa, de fato, ser conhecido.

Se nós conhecêssemos as verdades como elas de fato são, não faríamos maldades nas coisas, não falaríamos mal das pessoas. Se conhecêssemos Jesus como Ele, de fato, precisa ser conhecido por nós, amaríamos mais a Jesus, porque mergulharíamos na pessoa d’Ele.

A partir daquilo que o Evangelho de hoje está dizendo, permitamos dizer ao nosso coração: Não sejamos curiosos de conhecimento, não sejamos curiosos de querermos saber o que está acontecendo. Procuremos a verdade, amemos a verdade, procuremos conhecer Jesus, amá-Lo e permitir que Ele se torne o Senhor da nossa vida.

A nossa vida será transformada, porque só quem conhece Jesus experimenta o amor profundo que Ele tem por cada um de nós.

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Ajude a Canção Nova!

0%

Confira a ediçao especial da revista
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.