03 Aug 2019

Sejamos profetas na vida do próximo

Instigada pela mãe, ela disse: ‘Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista’” (Mateus 14,8).

João Batista é o último dos profetas do Antigo Testamento e o primeiro profeta dos novos tempos do Novo Testamento. Os profetas, em sua grande maioria, foram perseguidos, mortos e rejeitados, e aquele que vem a ser o predecessor de Jesus precede-O também na morte, precedeu por uma vida santa, justa e profética.

Sabemos que ser profeta tem um preço, e tudo o que queremos na vida não é sermos profetas, mas admirados, reconhecidos e aplaudidos. Não queremos incomodar. É claro que existe o incômodo da pessoa que é simplesmente chata, mas há o incômodo da palavra que corrige, que chama à atenção, que nos mostra a direção para a qual devemos servir.

No meio de uma sociedade relativista, onde cada um se volta para aquilo que lhe é conveniente, só faz o que lhe convém, é duro ser profeta.

João Batista não foi conivente com aquela situação escandalosa que Herodes vivia, de ter tomado a irmã do seu irmão, por isso apontou qual era o erro, e isso causou incômodo demais para Herodes e para a mulher, e é óbvio que ela também passou isso para a sua filha.

O profeta não é o acusador, mas aquele que direciona a vida para que ela não saia dos trilhos de Deus

Não estamos apontando os pecados de ninguém, mas estamos apontando aquilo que o pecado e o mal causam na nossa vida. Deixaremos e negaremos a Palavra de Deus se não a proclamarmos, denunciando o que destrói a ação de Deus em nós, ou seja, o poder, a ação do pecado e as ações pecaminosas.

A profecia é para a nossa própria vida, para nos corrigirmos, reorientarmo-nos, mas é também para corrigirmos aqueles que estão próximos de nós. Mãe, você precisa ser profeta dentro de sua casa. Pai, você precisa ser profeta. Casais, um precisa ser profeta na vida do outro. 

O profeta não é o acusador, mas aquele que direciona a vida, para que ela não saia dos trilhos de Deus, da graça e do modo d’Ele.

Vivemos no meio de uma sociedade em que, na própria família, as coisas vão se desencaminhando, vão saindo dos trilhos, e não há quem mostre e direcione por onde se deve andar; e aí começam formas de vida, começa-se a viver coisas que, depois, o preço será muito alto, porque está faltando profetas e profecias.

Não basta gritar para o mundo qual é o pecado dele. Comece pela sua própria casa. Não perca a cabeça, porque essas mulheres e Herodes a perderam. Às vezes, é preferível dar a cabeça para Deus, como João Batista deu a dele e pagou o preço, mas morreu pela verdade. Não podemos deixar que a nossa vida morra pela conveniência com o mal.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.