02 Jul 2017

São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

São Pedro e São Paulo são para nós a garantia da fé verdadeira e única no Cristo Jesus Nosso Senhor

“Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la” (Mateus 16,18).

Hoje, celebramos a Solenidade de São Pedro e São Paulo, celebramos também o dia do Papa. Pedro foi o primeiro Papa, o primeiro “pai” de toda a Igreja, aquele que assumiu a paternidade, o cuidado, a responsabilidade, o primado sobre toda a Igreja.

De onde vem o primado de Pedro? Vem da sua profissão de fé, pois foi ele quem professou: “Eu creio que Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. A Igreja está fundamentada nesta verdade, a pedra angular da Igreja é o próprio Cristo, e aqueles que estão no cuidado, na responsabilidade, na direção da Igreja estão sobre essa profissão de fé. Em Cristo está a nossa confiança, a nossa esperança e a nossa vida. N’Ele cremos e acreditamos, e é por essa verdade que nos deixamos guiar. Coube a Pedro guardar, professar e levar adiante essa fé.

É verdade que, no caminhar do barco da vida, no barco da Igreja, muitas vezes, essa fé foi balançada e contestada, mas ela é mantida como a pedra fundamental, a qual nos leva a crer que Cristo é a razão da nossa vida.

O primado de Pedro é também o primado da unidade, e ele a garante a todos os crentes, a todos aqueles que creem verdadeiramente no Cristo. Cada um pode ter a sua forma de crer e acreditar, mas uma só fé, um só batismo nós temos quando nos colocamos sobre o domínio de Cristo. Pedro é para nós a garantia da fé verdadeira e única no Cristo Jesus Nosso Senhor!

Junto com Pedro está Paulo, aquele que foi o apóstolo dos gentios, das nações, aquele que foi essencial para que o Evangelho fosse levado aos quatro cantos da Terra, para que o Evangelho se expandisse e chegasse a todos os corações. O ímpeto missionário de Paulo é para nós essencial na propagação da fé.

Sobre essas duas colunas, uma chamada Pedro (o governo e a unidade), e Paulo (o impulso missionário da Igreja), é que o Evangelho chega ao nosso coração.

Rezemos pelo Pedro de hoje, que se chama Francisco, o sucessor de Pedro de número 266. Que Deus o abençoe no governo da Igreja, que ele seja para nós a continuidade, o representante dessa missão que a Igreja tem no mundo. São mais de dois mil anos de caminhada, e só podemos ter, no nosso coração, alegria, certeza, convicção e fé plena de que vencemos a Igreja fundada em Jesus e por Ele.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.