08 Jun 2010

Sabor de Deus para a vida*

O sal é elemento familiar em qualquer cultura, pois desde sempre foi utilizado para dar sabor à comida. Inclusivamente, antes de existirem os refrigeradores, era o único meio de preservar da corrupção os alimentos, especialmente a carne. Mas além disso, na cultura bíblica e semita, o sal significava também a sabedoria da vida, que consiste em conhecer e cumprir a vontade de Deus, expressa na Lei Divina. Segundo isso, o cristão, sal da terra, possui a sabedoria de Cristo e o conhecimento do Reino de Deus pela fé na palavra do Evangelho.

Por tudo isso o sal aparece como um feliz simbolismo, de grande riqueza expressiva, para centrar a missão do discípulo de Cristo no meio da sociedade em que vive. O sal é um protagonista muito especial no âmbito culinário, pois dissolve-se por completo nos alimentos e desaparece num sabor agradável. A presença  discreta dele quase não se detecta; porém, a sua ausência não se pode dissimular. Essa é a sua condição: passar despercebido, mas atuando eficazmente. Bela maneira de definir a obrigação do cristão: ser sal da terra, sal humilde, fundido, saboroso, que atua de dentro, que não se nota, mas que é indispensável.

Feliz responsabilidade a nossa: descobrir o rosto autêntico e a face oculta de Deus, ser o sal e o sabor da vida, ser graça festiva, ser esperança e otimismo para o tédio e o aborrecimento da existência. Sublime tarefa a do crente: espalhar sem ostentação a riqueza de uma vida cristã interior fecunda ao serviço dos outros.

Não podemos perder o sabor e a luminosidade cristã diluindo-os em palavreado,ou em meras práticas piedosas. Se as pessoas virem a nossa fé religiosa e a nossa conduta orientadas para a fraternidade e o amor, reconhecer-nos-ão como portadores da luz de Cristo e glorificarão o Pai. Como o sal e a luz, a nossa fé e condição cristãs não admitem “meios termos”: ou transformam e iluminam a vida ou não servem para nada!

Padre Pacheco

Comunidade Canção Nova

*Cf. B, CABALLERO. A Palavra de cada dia; p. 373-374. Paulus: 2000.

Novembro

56%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.