21 mar 2012

Que tipo de filho você quer ser?

É muito bom saber que Deus é o nosso Pai e que esse Pai é muito amoroso. Ele é amor e misericórdia.

Muitas vezes, vivemos tantas experiências ruins – até mesmo com nossos pais – que podemos até mesmo dizer: “Meu pai é um monstro!”.

Mas o Pai do Céu não é assim. Ele nos ama e cuida de nós. Temos a dignidade de filhos [de Deus Pai]. Mesmo que você se esqueça disso – e que as pessoas se esqueçam dessa verdade – reconheça neste dia que você é um filho amado por Deus.

É tão importante nos relembrarmos disso! É tão importante olharmos para o Evangelho de hoje e vermos que Jesus, ao ser questionado pelos judeus, lhes dá uma resposta bem contundente: “Em verdade, em verdade vos digo, o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz também” (Jo 5,19).

Em nosso tempo faltam pais que queiram ser exemplo e referência para seus filhos! Muitos filhos estão se perdendo nas drogas porque os pais insitem em se ausentar e em dar mau exemplo.

Você sabia que um filho tem vinte vezes mais chance de cair nas drogas por causa da ausência e do mau exemplo de seus genitores? Um pai presente – e que busca ser referência para seu filho – consegue diminuir consideravelmente esse risco.

Como alguns de vocês sabem, meu pai já é falecido. Ele morreu antes de eu nascer. Ao conversar com pessoas que conviveram com ele o que mais eu ouvi foram “elogios” a respeito dele, porém, estes eram sempre sobre a sua fama de “garanhão”, de conquistador. Com isso, eu acabei tendo esta referência paterna em minha vida, até o momento em que o amor do Pai Celeste entrou em minha vida. Daí tudo mudou! Passei a ter como referência paterna este Pai que tanto me ama.

Hoje somos chamados a ter como modelo Jesus Cristo. Ele que “faz apenas o que vê o Pai fazer”.

Quando fui à Terra Santa, fiquei impressionado como o povo de lá valoriza e gosta das camisetas da nossa Seleção Brasileira. Eles também vendem camisetas do Brasil por lá. No entanto, quando você se aproxima dessas vestimentas para comprá-las, percebe que elas não são produtos originais, mas sim réplicas. Isso gera certa frustração para quem quer adquiri-las.

E por que estou lhes contando isso? Porque o mesmo acontece diante das pessoas que fazem parte da nossa vida. Elas procuram por aquilo que é original, verdadeiro, e que só Deus, em Seu infinito amor, tem a nos oferecer. O mundo está farto de tantas “cópias”! Pergunto: “Que tipo de filho você quer ser?” Um filho “original” ou uma “réplica” – ou pior ainda – uma “caricatura” de filho de Deus?

Pergunte às pessoas que estão ao seu redor: “Você consegue enxergar o Pai em mim?” Saiba que essas pessoas somente conseguirão enxergar essa linda realidade no momento em que você se decidir a ser um “espelho” capaz de refletir essa imagem amorosa do Pai existente em você.

Assuma hoje aquilo que você é: filho de Deus, filho do Pai. E é dessa forma – assumindo essa condição de filho amado por Deus – que muitas pessoas também tomarão posse dessa maravilhosa herança reservada aos filhos de Deus: o céu. Há muitos filhos que se afastaram do Pai e do Seu amor. Eles precisam voltar à casa paterna. E isso somente acontecerá quando nos dispormos a ser filhos “originais”– e não meras “réplicas” – desse nosso Pai tão amoroso.

Padre Sóstenes – Comunidade Canção Nova

(Transcrição e adaptação da homilia da Santa Missa das 7 horas de 21/03/2012 transmitida pelo Sistema Canção Nova de Comunicação).

Comentários

Setembro

44%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.


  • Comentários