04 maio 2012

Procure Jesus. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida

Sabendo que pouco tempo lhe restaria em meio aos Seus discípulos, Jesus se pôs a mostrar a eles muitas coisas que teriam de enfrentar quando fossem embora para junto de Deus. Ele falava da casa do Pai e Suas moradas. Prometia-lhes preparar um lugar no céu. Porém, os discípulos permaneciam duvidando e não entendiam muito bem do que, realmente, Jesus lhes falava.

A Palavra que Jesus nos dirige, hoje, é o ‘sim’ que significa a verdade, o caminho e a vida. Jesus é a verdade de Deus. Verdade que salva, redime, liberta e cura as nossas doenças.

Ao responder ‘sim’ a Ele, confirmamos nossa crença e Lhe damos a certeza absoluta de que tudo o que foi dito é a pura verdade e não há outra. Infelizmente, há, ainda hoje, muitas pessoas que, como Tomé, não enxergam o caminho que os conduz à verdadeira felicidade. Todavia, felizmente, para essas pessoas Jesus envia cada um de nós, a fim de provarmos que o Senhor é tudo para nós.

Quando Jesus usa as palavras: “Em verdade vos digo”, a qual João duplica: “Em verdade, em verdade vos digo”, está reproduzindo a Palavra do Senhor na boca dos profetas; está sublinhando não só que Ele é o enviado do Deus da verdade, mas que Suas Palavras são verdadeiras e cheias do querer do Pai.

Jesus quis dizer, com essas Palavras, que o Seu ‘sim’ é o ‘sim’ a Deus. Ele é a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação divina. Ele vive a verdade do Pai e dá testemunho dela, pois só Ele tem a verdade completa. Só por Jesus vamos ao Pai. Cristo é o único caminho que nos leva a Ele. “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”.

Por Ele, Deus realiza, plenamente, Suas promessas e mostra que n’Ele não há ‘sim’ ou ‘não’, apenas ‘sim’ e, por meio d’Ele, devemos dizer o nosso ‘sim’ a Deus para a glória do Pai.

Por isso que no batismo a voz do Pai vindo do céu dizia: “Tu és o meu Filho amado, em Ti encontro o meu agrado” e, na Transfiguração, a voz do Pai repete estas mesmas palavras acrescentando: “Escutem o que Ele diz”. É Ele que tem a verdade, a minha verdade!

Portanto, não precisamos ficar perturbados colocando dúvidas em nossos pensamentos, buscando segurança em outros caminhos. Pelo contrário, devemos seguir os conselhos do Mestre: “Tendes fé em Deus, tende fé em mim também” e confiarmos que a nossa morada já está preparada no céu, e que hoje o “céu” é o nosso coração, casa de Deus, lugar onde Jesus habita pelo poder do Espírito Santo.

Quer chegar ao Pai no Céu, que nos garante a vida plena e a verdadeira felicidade? Procure Jesus. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Não busque outros caminhos. Reaviva a fé, a disposição, a coragem, a humildade, a oração e procure alimentar-se sempre do conhecimento das palavras: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode chegar até o Pai a não ser por mim”.

Padre Bantu Mendonça

Comentários

Setembro

44%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.


  • Comentários