10 Feb 2019

Precisamos dar atenção à Palavra de Deus

A Palavra de Deus traz direção para nós

“Simão respondeu: ‘Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à Tua Palavra, vou lançar as redes’” (Lucas 5,5).

Os discípulos passaram a noite toda pescando e não conseguiram nada, porém, eles não desanimaram. E, nós, quando tentamos fazer o que precisamos realizar e não conseguimos, nos frustramos, desanimamos. O cansaço toma conta de nós e tira o nosso alento.

Temos no Evangelho algo que é fundamental: uma multidão que se aperta para ouvir a Palavra de Deus. E ouvi-la é essencial. Em meio às atividades, tarefas, obrigações e compromissos de vida, precisamos nos dedicar para sempre ouvi-la.

Não basta estarmos presentes, como, por exemplo, irmos à Missa mas não ouvirmos a Palavra. Porque a nossa cabeça está sempre atormentada, estamos sempre ocupados com as nossas tarefas, obrigações, fazendo com que a nossa cabeça não pare. E, quando paramos com tudo (exatamente tudo dentro de nós) em nossa mente e coração; e nos dirigimos atentamente para ouvirmos a Palavra de Deus, ela traz direção à nossa vida.

Caso contrário, continuaremos a dar “murro em ponta de faca”, batendo a cabeça, indo pelo mesmo lado, insistindo nos mesmos erros; e as “pescas” da vida se tornarão cada vez mais infrutíferas, mais inócuas.

Talvez, o “peixe” esteja no mesmo lugar, mas nos falta a atenção devida. E o que dará atenção devida para o que devemos cuidar em nossa vida, é a atenção que dermos à Palavra de Deus. É a tarefa da escuta, de deixarmos o Mestre falar a nós. 

Se dermos atenção e escutarmos Palavra de Jesus, se realmente formos à Missa para prestar atenção nela, nos libertando do espírito da dispersão que nos faz dispersar por qualquer coisa e, ainda temos somados à dispersão, a terrível ansiedade tomando conta de nós, elas nos levam cada vez mais para o abismo e não para a profundidade da graça.

Então, dê atenção à Palavra de Deus e ela nos lançará para as águas mais profundas da alma, do coração e da vida.

Deus abençoe você!          

                 

 

 

 

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.