08 Feb 2014

Peça a Deus a sabedoria para discernir entre o bem e o mal

A sabedoria que nos dá discernimento, que nos mostra o caminho, que nos permite acertar e jamais nos afastar do caminho do Senhor!

”Dá, pois, a teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal” (1Rs 3,9 ).

 

Meus queridos irmãos e irmãs, nós estamos acompanhando a ascensão do rei Salomão ao trono de Israel, para suceder o seu pai, Davi. Ainda muito jovem, com o coração temeroso, mas, ao mesmo tempo, também temente a Deus, o  jovem Salomão se apresenta diante de Deus e faz uma oração que agrada demais ao coração do Senhor. Talvez a oração mais profunda, a oração mais humilde, mais sincera, que tocou o coração de Deus como nunca fora tocado antes.

Deixe-me dizer por que razão isso aconteceu, porque Salomão se apresentou diante de Deus, não foi para pedir mais riquezas, mais saúde, vida longa, não foi pedir para aniquilar seus inimigos, para poder tornar o seu reino mais esplendoroso e mais expansivo. Não! Salomão foi pedir a Deus ”sabedoria”.

Você sabe o que é sabedoria? Sabedoria não se trata de inteligência, de conhecimento a mais, de se tornar a mais sabido. A sabedoria que Salomão foi pedir a Deus foi a de ter um coração compreensivo, um coração que seja capaz de escutar o que era a vontade do Senhor e o que não era a vontade d’Ele. Um coração que possa discernir entre aquilo que o bem e agrada a Deus e aquilo que é o mal e não agrada a Deus.

Deus ficou extremamente comovido com a oração de Salomão, abençoou-lhe e deu aquilo que o seu coração pedia. Nós precisamos, hoje, aprender com Salomão a fazer nossas orações diante de Deus, porque nós, muitas vezes, pedimos isso ou pedimos aquilo, estamos em busca das coisas materiais, estamos em busca de conquistar isto ou conquistar aquilo.

E quem é que falou que isso que nós queremos será o melhor!? O que nós precisamos, meus irmãos e minhas irmãs, é ter a sabedoria, dom do Espírito Santo, a sabedoria que nos dá discernimento, a sabedoria que nos mostra o caminho, a sabedoria que nos permite acertar e jamais nos afastar do caminho do Senhor!

No seu coração, peça, hoje, que Deus lhe conceda essa sabedoria! A você que é pai e a você que é mãe, que o Senhor lhes conceda sabedoria para educar seus filhos. A você que está casado, sabedoria para seguir no seu casamento. A você que é jovem, moça, rapaz, sabedoria para conduzir tudo e para fazer as escolhas certas na sua vida.

Como nós precisamos de sabedoria, como nós precisamos de discernimento nesta vida! Nós, muitas vezes, quebramos a cara, batemos a cara, por este mundo afora, por falta de sabedoria.

Que hoje possamos abaixar nossa cabeça e suplicar ao alto que o Espírito Santo venha em nosso socorro e nos conceda a sabedoria divina!

Deus abençoe você!

 

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.