26 Jul 2018

Os nossos antepassados representam a nossa história de vida

Que Deus misericordioso abençoe a vida de cada um de nós, de nossos avós e todos os nossos antepassados

Vamos fazer o elogio dos homens famosos, nossos antepassados através das gerações” (Eclo 44,1).

Hoje, celebramos São Joaquim e Sant’Ana, avós de Jesus e pais da Virgem Maria. Ao celebrarmos Sant’Ana e São Joaquim, estamos celebrando também os nossos avós. Eles são nossos antepassados, porque, aqui, não incluímos somente os avós, mas os nossos bisavós, tataravós e toda a linhagem que perpetuou e chegou até nós, a importância que eles têm.

.:Participe do Aprofundamento ‘Estudo Orante da Bíblia’ com padre Roger Araújo

Não elimine o seu passado, pois ele se faz presente em sua vida. Se os seus avós estão vivos, não se esqueça de correr para o colo deles e buscar a sabedoria, para beijar as mãos deles e ver neles a continuidade da história na sua vida.

Quanto mais conhecemos o nosso passado, melhor vivemos o presente e podemos projetar o futuro. Recordamos o passado não para ficarmos lamentando e lamuriando, mas para permitirmos que Deus cure a nossa própria história por meio da nossa história de salvação. Os nossos antepassados representam a nossa história de vida.

Nossa história de vida não começou no dia em que nascemos ou quando fomos gerados no ventre de nossa mãe, mas sim com nossos pais, avós, bisavós e assim por diante.

Eu faço questão de saber de onde vim, de que lugar da África vieram os meus antepassados. Tudo isso é muito importante para eu me conhecer melhor, para entender os conceitos, para entender a vida que eu levo, o meu temperamento e a minha própria história. Eu não conheço a história para recriminá-la, eu reconheço a história para transformá-la. Sou a continuidade que precisa seguir adiante ou sou a continuidade que precisa transformar e mudar o rumo da história. Eu não posso negá-la, preciso assumi-la. 

Os avós estão aí, justamente, para nos dar essa graça. Por isso, a importância de Sant’Ana e Joaquim, os avós de Jesus. Quero, hoje, suplicar que o Deus misericordioso abençoe a vida de cada um de nós e abençoe os nossos avós e todos aqueles que fizeram e fazem parte da nossa história, que são os antepassados. Os que estão vivos, celebremos com eles a vida; os que já partiram para a eternidade, celebremos mais intensamente, porque eles fazem parte do festim eterno.

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: padrerogercn@gmail.com – Facebook

Ajude a Canção Nova!

0%

Confira a ediçao especial da revista
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.