27 Mar 2019

Os mandamentos divinos são a aliança de Deus conosco

O espelho para a revisão de toda a vida são os mandamentos divinos do amor a Deus acima de todas as coisas

Quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus” (Mateus 5,19).

Temos a graça de conhecer os mandamentos, as Leis do Senhor Nosso Deus. Os mandamentos divinos são a aliança d’Ele conosco, uma aliança gravada e cravada no nosso coração.

Não existe sociedade, não existem relacionamentos sem leis nem mandamentos. Precisamos levar a sério as leis, inclusive, as leis da sociedade em que estamos. Existem as leis de trânsito – e sabemos todas as tragédias que acontecem em nosso meio, porque, muitas vezes, e não são poucas vezes, não respeitamos as leis que regem o tráfego nosso de um canto ao outro.

Precisamos respeitar as normas e leis da sociedade em que estamos, para que haja ordenamento. Uma coisa é descordarmos desse ou daquele ponto, essa é uma outra discussão, mas todos nós somos submissos às leis e constituições do nosso país.

Estamos submissos à Lei de Deus, aos Seus mandamentos. Vivemos numa sociedade de cultura que tudo quer dar um jeito; e esse jeito de burlar as leis é o que chamamos de “corrupção moral”, damos um jeito e fazemos a lei do nosso jeito, e estamos fazendo isso muitas vezes com a Lei de Deus quando ignoramos a nossa própria lei, ignoramos os mandamentos e criamos os nossos próprios mandamentos ou condicionamos os mandamentos divinos a nossa percepção, sobretudo, manipulando do jeito que queremos fazer as coisas. “Esse mandamento é pequeno”. Não existe mandamento pequeno, Lei de Deus é Lei de Deus.

Deus sabe o que é preciso para que a nossa vida seja ordenada. E se estamos num mundo de desordem, e nossa vida, muitas vezes, encontra-se em desordem, é porque ignoramos as Leis do Senhor Nosso Deus.

Este tempo da graça em que estamos, o tempo quaresmal, é uma oportunidade para revisarmos a nossa vida. O espelho para a revisão de toda a vida são os mandamentos divinos do amor a Deus acima de todas as coisas, ao amor ao próximo, que não nos permite querer eliminar o outro, desejar o que é do outro, cobiçar o que é do outro ou faltar a verdade contra o outro.

Devemos examinar a nossa consciência diante de uma verdade, e essa não é a nossa verdade, não é uma verdade subjetiva, mas é a verdade da Lei de Deus. Devemos examinar a nossa consciência, os nossos atos, as nossas atitudes e posturas diante de Deus, diante de nós e do próximo. Não ignoremos, não desobedeçamos nem ensinemos, porque o pior é isso. Muitas vezes, fazemos errado e, na cultura do mau exemplo, levamos o outro a fazer coisas erradas em nome de Deus.

Se uma pessoa não gosta da outra, odeia alguém, coloca esse sentimento também. “Você também pode, ninguém gosta dele”, e assim se cria essa cultura, começamos a falar mal do outro e o ensinamos a fazer isso também; e assim se repete a cultura do mal que nos leva a diminuir a graça e a vivência da Lei de Deus em nossa vida.

Que a Palavra de Deus nos ajude a rever nossas próprias posturas.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.