27 Apr 2010

O Senhor é meu Pastor*

Segundo Jesus, a pertença a Sua grei não se funda na raça, mas tão somente na escuta da Sua voz, na obediência da fé. Ele confiou à Igreja a missão de aumentar o rebanho à medida do mundo. E o livro dos Atos dos Apóstolos mostra-nos este empenho em marcha. Por exemplo, na primeira leitura de hoje vemos como a primeira cristandade estabelece, em Antioquia, uma segunda cabeça-de-ponte para a missão aos gregos, isto é, aos pagãos, equiparável a de Jerusalém aos hebreus. Foi precisamente nesse local [Antioquia] que, pela primeira vez, se chamou “cristãos” aos discípulos de Jesus.

O Cristo ressuscitado da nossa fé, o mesmo Jesus histórico de Nazaré, não  permanece em mera fórmula ou artigo de fé do credo, mas é o nosso Pastor, que nos conhece pessoalmente pelo nome e nos abre a porta, que nos conduz à vida. Por isso, anima em nós uma esperança indestrutível, a qual nos impulsiona a nos converter a um amor sem limites, a uma resignação alegre e a uma ação sempre em marcha, sem nos desinteressarmos do mundo onde Deus nos quer, caminhando como testemunhas da ressurreição de Cristo Jesus e da nossa esperança n’Ele.

A nossa alegria e esperança pascais têm de ser uma contestação categórica tanto ao derrotismo e ao conformismo, como à pressa desesperada e à revolução do ódio. A grande oração do cristão, o fundamento da sua esperança, a utopia e o projeto cristão que movem a história é o “venha a nós o teu Reino”, combinando em exato equilíbrio a atividade com a paciente espera.

E abundando em oração, não nos esqueçamos de pedir ao Senhor, em tal dia como hoje, que proveja o Seu povo de pastores idôneos que continuem a Sua missão. Abençoa-nos, Senhor, com muitas e santas vocações de homens e mulheres consagrados ao serviço do Seu Reino e dos Seus irmãos.

Padre Pacheco

Comunidade Canção Nova

*Cf. B, CABALLERO. A Palavra de cada dia. p. 215-216. Paulus: 2000.

Dezembro

37%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.