18 May 2009

O PAPEL DO DEFENSOR Jo, 15,26b-27a

No Evangelho de Jesus segundo São João, o tema do Paráclito merece maior atenção. Primeiro por ser o único evangelista a falar sobre ele e depois por estar diretamente relacionado com o mistério da Pasxão Morte e Ressurreição do Jesus.

O Mestre vê chegado o seu fim neste mundo. Devido ao escândalo que a tragêdia da Cruz devia trazer aos Apóstolos, ele resolve fortalecê-los com um discurso de esperança e a promessa de lhes enviar o defensor, advogado, intercessor, consolador.

Jesus no Evangelho segundo São João nos faz ver ordenadamente as sete atividades realizadas pelo Paráclito: ensinar; fazer lembrar tudo o que Jesus disse; dar testemunho de Jesus; convencer do pecado, porque o mundo não crê em Jesus, da justiça e do juízo; guiar a toda a verdade, e Jesus é a verdade; declarar ou anunciar o que Jesus, da parte do Pai, Lhe entrega e por último de glorificar a Jesus.

Hoje, Jesus anuncia não somente aos discípulos o dom do Espírito Santo, Paráclito, Espírito da Verdade mas também a ti e amim. O mesmo Espírito que segundo a promessa, iluminará os discípulos sobre o sentido da missão de Jesus e os moverá em continuidade a esta missão, está sendo derramado em cada dia que passa sobre mim e sobre ti. É preciso que lhe abramos as portas do nosso coração. Contudo, não tenhamos ilusões. Precisamos saber e entender que a missão de testemunhar Jesus no mundo, além das alegrias que proporciona, supõe perseguições e tribulações. Até porque um Cristo sem Cruz não existe. É por isso que Jesus adverte os discípulos para que compreendam que o empenho pela vida se faz em confronto com as forças da morte. É preciso que o grão caido na terra morra para dar fruto.

Foi precisamente por isso que Jesus solidificou a fé dos Apóstolos e o faz também com nosso. Acredite. A primeira coisa que o Espírito faz é dar testemunho de Jesus: Ele dará testemunho de mim. O Espírito não é um ser espiritual sem definição. Nõo! Ele é o Espírito da verdade que vem do Pai, será enviado pelo próprio Jesus e nos introduzirá na verdade plena. A verdade plena é o próprio Jesus: Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida!

Comentários

Novembro

40%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.


  • Comentários