19 May 2019

O mandamento do amor renova a nossa vida

Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros” (João 13,34).

O mandamento é novo porque, de fato, nos renova e nos dá vida nova. E o mandamento que nos dá vida renovada é o mandamento do amor. O amor não envelhece porque ele será sempre novo, vai sempre nos renovar, nos revigorar e nos dar uma nova dimensão para viver.

Podemos fracassar, encontrar dificuldades em todas as áreas da nossa vida. Só não podemos desistir do amor, porque foi no amor que fomos criados, fomos gerados em Deus e é o amor que faz nova e recomeça todas as coisas, por isso em Jesus amemos uns aos outros.

Para sermos discípulos de Jesus, muitas vezes, queremos usar coisas externas. Carrego uma cruz, tenho um terço aqui no meu braço, você carrega outros sinais, mas não é isso que sinaliza que somos seguidores de Jesus.

O que demonstra para o mundo, inclusive para nós mesmos que somos discípulos de Jesus, é a vivência do amor, é o mandamento do amor vivido e praticado entre nós. Aqui eu preciso dizer que não é um amor seletivo, não é amor apontado para alguns.

Nos decepcionamo muito facilmente, passamos por situações complicadas nos relacionamentos, precisamos até rever certos relacionamentos. Rever, aproximar ou distanciar pode ser uma necessidade, mas que tudo seja por causa do amor.

O que demonstra para o mundo que somos discípulos de Jesus, é a vivência do amor, é o mandamento do amor

Por causa do amor, precisamos nos aproximar mais das pessoas, por causa do amor, precisamos nos distanciar para purificar a forma de se relacionar e amar outras pessoas.

O amor é exigente, é tomada de atitudes, o amor é além dos sentimentos que nós temos, porque podemos ter um bom sentimento para com alguém, mas podemos também ter um sentimento muito negativo. Meu sentimento negativo não pode ser maior do que o amor do coração, porque amor é graça divina, é presença de Deus na minha vida.

Sabemos que Deus está presente na vida de alguém quando ela manifesta gestos, atitudes e práticas que revelam o amor.

Mais do que qualquer outra coisa, precisamos nos amar, não desistir e nem cansarmos de amar. Se nos cansamos é porque o amor que está em nós não é o de Deus. E se o amor de Deus em nós está pouco, nos enchamos, nos preenchamos desse amor divino porque precisamos dele para viver, conviver, existir e estarmos em Deus.

Amemos uns aos outros, porque o amor é Deus.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.