03 Jan 2015

O Espírito Santo nos tira das veredas do pecado

Só o Espírito Santo de Deus pode nos tirar das veredas do pecado, só o Espírito de Deus pode realizar a plenitude da graça de Deus em nós!

“Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo” (João 1, 33).

São João, o Batista, é aquele que é o batizador e que vivia às margens do rio Jordão batizando as pessoas, sendo uma seta mostrando-lhes o caminho do arrependimento, da remissão e da contrição dos pecados. Porque todos nós precisamos disso, nós precisamos desse batismo a cada dia! A cada dia, quando fazemos nosso exame de consciência, a cada momento em que reconhecemos que falhamos, que erramos, que pecamos e que tomamos os caminhos errados na vida, neste momento a graça de Deus nos lava, nos purifica e nos batiza.

Contudo, não basta nos arrependermos dos pecados, não basta reconhecer que falhamos, essa é a graça primeira, mas a graça fecunda é caminhar na vida do Espírito. Só o Espírito Santo de Deus pode nos tirar das veredas do pecado, só o Espírito de Deus pode realizar a plenitude da graça de Deus em nós!

Nós reconhecemos que a nossa natureza humana, fragilizada, limitada e inclinada aos vícios e aos males, precisa do auxílio e do socorro divino para não sucumbir em meio a tantas fraquezas. E quem é que nos fortalece? Quem é que nos dá força durante o combate? Quem é que nos dá a paciência quando a impaciência se torna um imperativo em nossa vida? Quem é que nos ajuda a vencer as tribulações e as provocações da vida? Quem é que nos mantém firmes nos caminhos do Senhor sem que sucumbamos pelas estradas deste mundo?

É só a vida no Espírito de Deus, vivida, aprofundada e buscada a cada dia é que pode nos ajudar a vencer essa luta contra o mal. É por isso que Jesus traz a nós não só a remissão dos nossos pecados, como também nos batiza com Seu Espírito. O Espírito cria em nós esse ardor de santidade.

Como nós precisamos, Jesus, ser batizados no Teu Espírito Santo! Como precisamos realmente dessa graça sublime de sermos imersos nas coisas do alto! E para isso nós precisamos que Jesus venha em socorro da nossa fraqueza, em nosso auxílio e nos batize no Seu Espírito. É o batismo que todos nós recebemos quando éramos crianças, como ocorreu com a maioria de nós, fomos batizados no Espírito graças a Deus!

Como nós precisamos renovar esse batismo, como nós precisamos a cada dia dessa graça do batismo viva, acesa dentro de nós! Como nós precisamos que essa água viva tome conta de nós a cada dia. O que precisamos, para sermos perseverantes no amor de Deus, é a plenitude do Espírito Santo, e só Jesus nos concede tamanha graça, tão sublime dom!

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.