22 Apr 2010

O encontro da fé*

O nosso caminhar na vida é ir ao encontro de Deus na fé. Mas Jesus dizia aos judeus: “Não murmureis entre vós; ninguém pode vir a mim se não o atrair o Pai que me enviou”.

Em seu comentário a esta passagem, Santo Agostinho pergunta em que consiste esta atração do Pai que suscita a fé. E responde: é o amor, porque o amor é o próprio peso. Os judeus que criticavam as palavras de Jesus, Pão da vida, não acreditavam n’Ele porque não eram capazes de amar.

Cristo Jesus é a palavra pessoal de Deus, que quer comunicar-se com o homem. Toda a palavra é para o diálogo com um interlocutor, para o encontro entre o tu e o eu, a fim de construir entre ambos o “nós” comunitário.

Os graus do encontro interpessoal são estes:

1º – O contato num espaço e tempo determinados, contato que pode se dar por uma saudação ocasional, nada mais. 2º – O diálogo e a conversação, em que entre em jogo a palavra e o interesse pelo outro, as suas ideias e atividades. 3º – A comunhão, a reciprocidade, a coincidência afetiva e, finalmente, o “namoro”. Aqui culmina o encontro, que não necessita de um encadeamento de verdades lógicas porque é algo vivencial.

O encontro da fé segue a mesma gradação. Primeiramente a pessoa de Cristo, a Sua Palavra e o pão do Seu Corpo é o “lugar” de referência a Deus, pois Jesus no-lo revela, como palavra pessoal que é do Pai.

Em segundo lugar segue a fé como diálogo com Deus, como opção e resposta nossa à Sua Palavra e iniciativa salvadora. E finalmente sucederá a visão de Deus cara a cara: fusão, comunhão e encontro que já não necessitam da fé. “Agora somos filhos de Deus e ainda não se manifestou o que seremos. Sabemos que quando se manifestar seremos semelhantes a Ele porque O veremos tal como Ele é.

Padre Pacheco

Comunidade Canção Nova

*Cf. B, CABALLERO. A Palavra de cada dia. p. 207-208. Paulus: 2000.

Dezembro

25%

Confira a revista deste mês
Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.