17 Apr 2019

O dinheiro rouba o nosso coração do seguimento de Jesus

“’Que me dareis se vos entregar Jesus?’ Combinaram, então, trinta moedas de prata. E daí em diante, Judas procurava uma oportunidade para entregar Jesus” (Mateus 26,15).

A pergunta que Judas faz aos sumos sacerdotes representa o que está no coração dele, os valores que guiam a sua existência: “Quanto é que vocês me darão”. Estamos sempre preocupados com o quanto ganharemos, o que  receberemos ou o que levaremos de vantagem com alguma coisa.

Um pai de família precisa ganhar um salário suficiente para sustentar a sua casa. Você, como trabalhador, e cada um de nós precisa buscar aquilo que é justo. O problema não é buscar o que é justo, o problema é deixar que o justo se disfarce da justiça e tome conta do nosso coração disfarçado na insensatez da cobiça e da avareza, que leva-nos, muitas vezes, a nos vendermos e a comprarmos uns aos outros.

É sempre preciso dizer que o “deus” deste mundo é o dinheiro, ele manda nas pessoas, ele faz as pessoas serem mais ou menos importantes, ele faz com que bajulemos as pessoas porque que têm dinheiro e desprezemos ou nos equivoquemos com as pessoas que nada têm. Ele faz com que tenhamos comportamentos dúbios para sermos compensados financeiramente ou reconhecidos por aquilo que fazemos.

O dinheiro impulsiona o coração do homem. Quem tem quer ter mais, quem não tem se angustia pelo fato de não ter. Esse desequilíbrio que ele gera em nossa vida nos torna pessoas cobiçosas.

Qual é o valor da nossa vida? Incomparável e sem valor financeiro nenhum. Qual é o valor do nosso caráter? Qual é o valor das nossas escolhas?

Não deixemos que nada roube o nosso coração de Deus, quanto menos o dinheiro

Combinaram trinta moedas de prata para que Judas pudesse entregar Jesus. É o preço que Ele pagou da sua fidelidade, do seu seguimento, da sua convivência com Jesus. Na verdade, o dinheiro roubou o coração de Judas.

Não deixemos que nada roube o nosso coração de Deus, quanto menos o dinheiro. Mas muitas outras coisas que o mundo dá valor, na verdade, tira o valor que Deus tem para nós.

A Liturgia de hoje é um convite para refletirmos e questionarmos o nosso coração: “Qual é o valor que Deus tem para mim?”. Aquilo que tem valor, colocamos em primeiro lugar. Eu sei que Deus tem muito valor para nós, mas não basta ter muito valor, porque o valor d’Ele é único e incomparável a nada neste mundo.

De uma forma mesquinha, Judas comparou o sangue de Jesus com trinta moedas de prata. Hoje, por bem menos ou mais, não entramos em nada quantitativo, mas estamos deixando que roubem nossa fé, nossos valores e o seguimento de Jesus.

Que o nosso coração se ordene para aquilo que, de fato, é o valor mais precioso da nossa vida.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.