16 Jun 2017

Nosso corpo é lugar da morada de Deus

Nossos membros são morada de Deus, não podemos desprezar parte nenhuma do nosso corpo

“De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno” (Mateus 5, 29).

Quando nós escutamos este Evangelho de hoje, ele parece duro demais aos nossos ouvidos. Quando Jesus diz que é melhor arrancarmos o nosso olho do que termos os dois olhos e irmos para o inferno com eles; que é melhor arrancarmos a nossa mão do que ter as duas e irmos todos para o inferno, não é o Evangelho da mutilação; pelo contrário, é o Evangelho da santificação do corpo, da alma e do espírito. É mais do que tudo uma motivação, para que os nossos membros sejam santificados, para que todo o nosso corpo esteja a serviço de Deus.

Podemos ter um coração bom, reto e puro, mas o nosso corpo, com tudo aquilo que são os nossos sentidos, muitas vezes, não estão voltados para o Senhor Nosso Deus. O Evangelho começa dizendo justamente sobre isso: “Eu nunca cometi adultério”, mas nós deixamos o nosso olhar solto, cobiçando.

Para que todo o nosso corpo e nosso ser não caiam neste ou naquele pecado, é preferível cortar o mal pela raiz, reconhecer onde entra a impureza, a sujeira e os maus desejos em nós.

Ninguém comete adultério da noite para o dia, ele é alimentado, vai crescendo em nós quando deixamos o nosso olhar solto, quando deixamos os nossos pensamentos seguirem para onde querem ir. É preciso cortar aquele pensamento que está desordenado, é preciso dizer aos olhos que eles precisam olhar reto, desejando o que é puro, santo e correto. É preciso olhar para as nossas mãos para que elas nos obedeçam e cumpram a vontade de Deus. Eu diria também das pernas, da nossa língua, porque ela é uma só, mas suja o corpo inteiro. Se nós não ficarmos atentos, todo o nosso corpo se declina para o mal.

O Senhor deseja que nós sejamos santificados por inteiro. Os nossos membros são morada de Deus, templo vivo do Senhor, templo do Espírito Santo, não podemos desprezar parte nenhuma do nosso corpo, não podemos nem precisamos nos mutilar em nada, mas podemos nos vigiar, podemos ter controle sobre os nossos membros, porque cabe a nós termos controle sobre nossas atitudes, sobre aquilo que fazemos, os gestos que temos, nosso olhar e assim por diante.

Não podemos ter uma cabeça que não coordena aquilo que somos, por isso, a começar pela nossa cabeça, que todo o nosso corpo seja santificado para que Deus more no nosso olhar, esteja presente naquilo que sentimos, fazemos e realizamos, que seja tudo para a maior glória do Senhor.

Deus abençoe você!

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.