08 Feb 2011

Nosso comportamento deve ser pautado pelo amor

Porque os preceitos humanos, muitas vezes, esvaziam a Palavra de Deus, nós não nos podemos deixar enganar nem por alguém nem por nada. E para que tenhamos rumo na vida, Jesus traz para nós o caminho certo, para que sejamos orientados até Deus, nosso Pai. Ele hoje chama à atenção daqueles que seguem os preceitos humanos e deixam de lado os ensinamentos da Lei de Deus. Os mandamentos nos foram dados para iluminar o nosso caminhar, porém, o homem tem substituído a orientação de Deus para seguir as formalidades do mundo. O mandamento de Deus é o amor e Jesus veio nos ensinar a amar com o mesmo amor que o Pai nos ama. Os nossos gestos, as nossas expressões e o nosso comportamento devem ser pautados pelo amor de Deus.

As ações exteriores, as palavras soltas e as atitudes falsas levam o homem a desviar-se do verdadeiro caminho e, dessa forma, perder a felicidade aqui na terra. Se não concretizarmos o que falamos, por intermédio da oferta do nosso coração, de nada valerá a nossa oferta exterior, os ritos, as convenções, as práticas corriqueiras que seguem apenas o manual de instrução do mundo.

Seguir a tradição dos homens é andar conforme a onda do mundo até no que damos como oferta a Deus. Quando deixamos de lado a nossa obrigação de filhos, de filhas, de pais e mães de família, de irmãos de comunidade, para impressionar as pessoas com o volume que oferecemos a Deus, caímos no erro de querer aparecer. E, assim, deixamos de agradar a Deus, porque o Senhor deve ser servido nos nossos irmãos e irmãs, a começar pelos da nossa casa. Não podemos nos desviar nem confundir as nossas oferendas: uma coisa é o que se deve ao próximo, outra coisa é o que se deve a Deus. Aliás, São João afirma: quem diz amar a Deus e odeia o seu irmão, este é mentiroso, porque Deus é amor incondicional pelo irmão.

Você tem deixado de ajudar a alguém na sua casa por que está ajudando na Igreja ou na comunidade? – A quem você acha que deve dar prioridade? – Quando você louva a Deus, você o faz de coração? Você presta atenção a suas palavras? – Qual é sua atitude antes de ir para a Celebração Eucarística? Qual é seu pensamento? Como você vê as pessoas que encontra na Igreja?

Pai, coloca-me no caminho da verdadeira piedade, a qual me leve a estar em perfeita sintonia Contigo, realizando aquilo que, de fato, é do Teu agrado.

Padre Bantu Mendonça

Fonte: Retirado do Blog do padre Bantu

Pai das Misericórdias

Pedido de Oração

Enviar
  • Aplicativo Liturgia Diária

    Com o aplicativo Liturgia Diária – Canção Nova, você confere as leituras bíblicas diárias e uma reflexão do Evangelho em texto e áudio. E mais: você ainda pode agendar um horário para estudar a palavra por meio do aplicativo.