07 ago 2016

Nossa vida é o melhor dom que recebemos de Deus

Deus nos dá a graça de amarmos mais a nossa vida e cuidarmos melhor dela

“A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!” (Lucas 12,48).

 

A Palavra de Deus vem ao nosso encontro para nos dizer que precisamos ter cuidado e responsabilidade com aquilo que recebemos de Deus. Mas qual foi o maior dom e graça que Ele nos confiou? A nossa vida, ela é nossa maior dádiva, o maior presente que recebemos do Céu!

Não podemos levar a nossa vida de qualquer jeito, não podemos ser pessoas néscias. Não que tenhamos de ficar preocupados demais, porque vai faltar isso e aquilo. A ocupação que precisamos ter é em sermos responsáveis e vigilantes com nossa vida. Primeiro, vigilantes com as nossas ações e atitudes. Quando a Palavra nos diz que nossos “rins precisam estar cingidos e nossas lâmpadas acessas”, quer dizer que precisamos cuidar daquilo que fazemos, das palavras que saem de nossa boca, dos pensamentos que estão em nossa mente, dos sentimentos que tomam conta ou se apoderam do nosso coração.

Não levemos uma vida de qualquer jeito! Porque, às vezes, enfrentamos estradas ruins, estradas sujas, mas, por um descuido ou outro, nos sujamos também. Sujou tem de lavar, tem de cuidar.

Não podemos ficar acumulando sujeira. Sabemos que qualquer coisa, lugar ou realidade onde a sujeira se acumula, estraga e corroí, não presta mais. Não podemos estragar a nossa vida pelas sujeiras que vamos absorvendo ao longo da estrada; pelo contrário, vamos ter o cuidado de, a cada dia, nos lavarmos e nos purificarmos, sermos mais vigilantes, porque se sabemos que por essa estrada é mais perigoso, vamos pegar outra direção para não nos submetermos aos perigos das estradas da vida.

Deus quer cuidar de nós, mas, muitas vezes, não temos o mesmo cuidado para com a nossa vida. Somos, muitas vezes, desleixados e não vigiamos. Se aquelas pessoas têm excesso de preocupações com a vida, não saem, não fazem isso nem aquilo, porque pode acontecer alguma coisa. Isso já é ‘neura’, e nenhuma neurose ajuda. Outra coisa é sermos responsáveis, vigilantes, é termos disciplina e distinguirmos o que é correto do que não é. Podemos ter a certeza de que a graça de Deus nos ajudará!

Deus nos deu muito! Além da vida, Ele nos deu dons, talentos e capacidades. Muitos estão usando seus dons e talentos para fazer coisas boas e maravilhosas, estão ajudando o próximo, fazendo o bom uso da sua língua, do seu coração, dos seus talentos, para fazer algo que vai edificar o outro. Porém, há aqueles que receberam poucos dons ou muitos dons e os estão enterrando ou não os estão usando corretamente.

Que, neste domingo, Deus nos dê a graça de amarmos mais a nossa vida e cuidarmos melhor dela!

Deus abençoe você!


Padre Roger Araújo

Sacerdote da Comunidade Canção Nova, jornalista e colaborador do Portal Canção Nova. Contato: mailto:padrerogercn@gmail.com – Facebook

Comentários